Sem categoria

Aprovação do governo Lula sobe a 51% e é a melhor de 2007

A avaliação do governo Lula é a mais positiva de 2007, segundo pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A avaliação, divulgada nesta quarta (12), positiva oscilou de 48% para 51%. A negativa caiu de 18% para 17%, e a r

A avaliação negativa do governo oscilou um ponto percentual para baixo: 17% qualificaram o governo Lula como  “ruim” ou “péssimo”, contra 18% em setembro passado.



Aprovação agora é maior entre as mulheres



A íntegra deste aumento de popularidade do governo se deveu a uma mudança no comportamento das mulheres. O saldo positivo na parcela feminina evoluiu 10 pontos desde setembro, passando de 28 para 38 pontos. Superou assim o saldo positivo entre os homens, que permaneceu em 31 pontos nas duas rodadas.



Quanto à renda, a aprovação do governo subiu em todos os segmentos, exceto aquele acima de 10 salários mínimos, em que o saldo positivo recuou de 8 para 6 pontos. A evolução mais favorável ao governo foi no segmento imediatamente abaixo, entre 5 e 10 salários mínimos, onde o saldo cresceu 9 pontos, de 20 para 29 pontos.



Conforme o relatório do Ibope, “a pesquisa revela uma mudança nas previsões para a inflação e o desemprego”, quebrando cinco rodadas de avaliações cada vez mais pessimistas. Os que acreditam que o desemprego “vai aumentar” reduziram-se de 52% em setembro para 46% na rodada de dezembro. Já os que crêem num aumento da inflação baixaram de 52% para 49%.



Mais jovens respondem que “a vida melhorou”



Perguntados se “a vida melhorou nos últimos dois anos”, 50% dos entrevistados responderam que melhorou. Outros 37% opinaram que ficou igual e 12% que piorou. Os mais otimistas foram os eleitores mais jovens (16 a 24 anos), com instrução superior e das regiões Norte e Centro-Oeste.



A parcela que considera a corrupção como “um tema que merece atenção especial da sociedade brasileira” diminuiu 4 pontos entre setembro e dezembro segundo a CNI-Ibope, de 27% para 23%. Já a segurança pública subiu 9 pontos, de 23% para 32%, passando a figurar como principal preocupação.



O Ibope entrevistou 2.002 pessoas (com 16 anos ou mais), em 141 municípios, entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Esta foi a 21ª rodada da pesquisa encomendada ao Ibope pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).



Clique aqui para ver a íntegra do relatório CNI-Ibope