Estado vai criar mais 5 mil vagas para educação profissional

Em 2008, o governo da Bahia, via Secretaria da Educação (SEC), vai criar mais 5 mil vagas para educação profissional, com a inauguração de três centros de educação tecnológica. A ampliação significa um aumento de mais de 100% no número de vagas oferecido

Distribuídos nos municípios de Salvador, Santo Antônio de Jesus e Barra, os centros vão oferecer 18 cursos. A ação é mais um dos passos dados pelo Estado para ampliar em, pelo menos, 500% a oferta nesta modalidade de ensino até 2010. O assunto foi o foco do seminário Novos Rumos para a Educação Profissional e Tecnológica da Bahia, que aconteceu ontem, no Hotel Vila Velha.


 


Para promover uma grande revolução no setor, a SEC decidiu criar uma superintendência própria, o que implica na ampliação do orçamento para a educação profissional. Além disso, a educação profissional está entre as ações prioritárias do governo no Plano Plurianual Participativo (PPA).


 


“Queremos ter na Bahia uma poderosa rede de educação profissional. O governo federal está construindo a longos passos um processo sustentável de instalação desse segmento. O problema é que as ações no plano federal não tiveram eco no governo anterior. O que verificamos foi um tremendo descaso com o setor”, disse o superintendente de Educação Profissional da SEC, Almerico Lima.


 


Atualmente, o gasto per capita em educação profissional na Bahia é um dos menores do Brasil e o sexto do Nordeste. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), das 12 mil vagas oferecidas na Bahia na educação profissional, apenas 4.800 é pela rede estadual.


 


Da redação local


Com agências