Sem categoria

ONU coloca Brasil como país de 'alto desenvolvimento humano'

O Brasil entrou pela primeira vez para o grupo de países de ''alto desenvolvimento humano'' no ranking elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), divulgado nesta terça-feira (27) em Brasília.

De acordo com o relatório da ONU, o Brasil atingiu o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,800, em uma escala de 0 a 1. Países com índice inferior a 0,800 são considerados de ''médio desenvolvimento humano'', categoria na qual o Brasil figurava desde 1990, quando o PNUD começou a divulgar o ranking.



Os dados do relatório divulgado nesta terça-feira são referentes a 2005. No relatório do ano passado, de 2004, o IDH do Brasil foi de 0,798, já com os dados revisados.



Apesar de ter tido uma pontuação maior, o país caiu uma posição no ranking e agora ocupa o 70º lugar, o último entre os de nações com ''alto desenvolvimento''. Nesse grupo, que saltou de 63 para 70 neste ano, o Brasil também é o país com maior desigualdade entre ricos e pobres, seguido por Panamá, Chile, Argentina e Costa Rica. No Brasil, os 10% mais ricos da população têm renda 51,3 vezes maior do que os 10% pobres.


 


Revisão eleva índice


 


Além do Brasil, países como Rússia, Macedônia, Albânia e Belarus também ingressaram no rol dos países de ''alto desenvolvimento humano'' nesta edição do ranking, que neste ano foi liderado pela Islândia, com IDH de 0,968.



O IDH é um índice usado pela ONU para medir o desempenho dos países em três áreas: saúde, educação e padrão de vida. O índice é composto por estatísticas de expectativa de vida, alfabetização adulta, quantidade de alunos na escola e na universidade e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita.



O Brasil subiu não só devido a melhoras reais nos campos avaliados pelo IDH, mas também em função de revisões de estatísticas nos bancos de dados da Unicef e do Banco Mundial — órgãos que fornecem os números para o PNUD, normalmente baseados em dados produzidos pelos próprios países.



Por exemplo, uma recente revisão de metodologia do IBGE alterou para cima o crescimento do PIB brasileiro em 2005. Em vez de 2,9%, o IBGE declarou que a economia do Brasil cresceu 3,2% naquele ano.



Revisões estatísticas também revelaram que os padrões de educação e expectativa de vida no Brasil aumentaram em 2005. A expectativa de vida média subiu de 70,8 anos, no relatório anterior (71,5 no número revisado), para 71,7 anos em 2005. A revisão foi feita em 62 países, a partir do ajuste do impacto da Aids na longevidade das populações, menor do que se pensava anteriormente.



De 2004 para 2005, o Brasil melhorou em todos os itens que compõem o IDH, com exceção da alfabetização adulta — que ficou estável em 88,6% da população com mais de 15 anos. O outro subitem ligado à educação, a taxa de matrícula escolar total, havia sido revisado de 85,7% para 87,5% para o ano de 2004 e foi repetida em 2005 porque não havia ainda dados disponíveis para aquele ano na data da elaboração do relatório, em abril deste ano.


 


Ritmo estável



O desempenho econômico do país também contribuiu para melhorar o padrão de desenvolvimento humano. O PIB per capita anual aumentou 2,5% de 2004 para 2005, atingindo US$ 8.402 (por paridade de poder de compra).



De 1990 a 2005, o PIB per capita brasileiro cresceu em média 1,1% por ano, ritmo idêntico ao da Argentina, mas bastante inferior ao do Chile — que cresceu em média 3,8% ao ano.



O PNUD começou a divulgar o IDH desde 1990, mas traz dados para vários países retroativos a 1975. Desde então, o Brasil vem melhorando o seu índice de desenvolvimento humano em um ritmo estável.



Em 1975, o IDH brasileiro era calculado em 0,649. Desde então o Brasil vem mantendo uma média de crescimento de cerca de 0,050 no índice a cada dez anos.



Segundo o economista Flavio Comim, especialista em desenvolvimento humano e assessor especial para o PNUD, o aumento de número de alunos matriculados em escolas foi o fator que mais contribuiu para a melhora do IDH do país no longo prazo. Desde 1990, o índice subiu de 67,3% para 87,5%.


 


Importância “simbólica”


 


Para Comim, a importância de entrar na lista dos países de alto desenvolvimento humano é ''simbólica, mas significativa, pois abre espaço para uma agenda mais ambiciosa no Brasil''.



Segundo ele, um dos motivos que faz o Brasil ficar em último lugar entre as nações de ''alto desenvolvimento humano'' no IDH é o fato de que os indicadores sociais brasileiros estão muito abaixo do nível de renda do país.



Comim identifica cinco áreas em que o Brasil ainda precisa melhorar para subir no ranking: combate à pobreza e à desigualdade, saneamento, mortalidade infantil e mortalidade materna. Nessas áreas, segundo ele, o Brasil está muito atrás dos demais países, mesmo os latino-americanos.



Comim afirma que, baseado em dados já disponíveis sobre 2006, o Brasil deve melhorar ainda mais o seu IDH no relatório do ano que vem.


 


Erro de avaliação



De acordo com o Terra Magazine, o índice apresenta uma distorção. Segundo o site, “os cálculos foram feitos com base no PIB velho do país, ou seja, não levaram em conta a mudança de metologia do IBGE, promovida em março deste ano, que revelou um país mais rico – ou menos pobre – do que se imaginava”.



Este fato teria levado a um índice menor que o divulgado. Segundo o site, “de acordo com a metodologia empregada e com os índices atualizados “na pior das hipóteses, o índice sobe para 0,802. Na melhor delas, salta para 0,808”, levando o Brasil para a 64.ª posição do IDH.