Integração temporal em mais 8 bairros da Capital

Moradores dos bairros Padre Andrade, Floresta, Aracapé, Parque Santana, Veneza Tropical, Serrinha, Vila União e Antônio Bezerra vão poder se beneficiar do serviço nessa nova etapa.

Mais uma etapa do projeto Integração Temporal vai acontecer neste domingo em Fortaleza. Moradores das zonas oeste e sul serão agora abrangidos pelo serviço que permite que um passageiro chegue a um terminal de ônibus da cidade, pegando mais de um ônibus e pagando somente a passagem (R$ 1,60) no primeiro, sem ter que passar por outro terminal. Isso porque, diferente das demais etapas do serviço, quando os destinos da integração eram um terminal específico (Messejana, na primeira e segunda etapas, e Papicu, na terceira), agora os passageiros podem ter destinos diferentes.


 


 


Os bairros assistidos nessa etapa são Padre Andrade, Floresta, Aracapé, Parque Santana, Veneza Tropical, Serrinha, Vila União e Antônio Bezerra, cujos moradores poderão agora fazer ligação com o Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé (rodoviária intermunicipal), pegando as linhas de ônibus Campus do Pici/Jovita Feitosa e, em seguida, a linha Borges de Melo 1 ou 2. Para ter acesso ao sistema de transporte, o passageiro deve possuir o vale-transporte eletrônico (passecard) – vermelho ou cinza -, ou a carteira de estudante 2007, que deverá ser carregada nos mesmos postos onde o vale eletrônico é vendido.


 


 


O mecanismo da integração funciona quando o passageiro entra no primeiro ônibus e é debitada a passagem no vale eletrônico ou na carteira de estudante. Na segunda vez em que passar o vale, o sistema não debita uma nova passagem e aparece a palavra “integra”. A integração deve ser feita dentro de um limite de tempo de 30 minutos mais o tempo que faltar para o completar a viagem.


 


 


Segundo o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, a cada nova linha, o tempo é zerado e é carregado novamente um tempo de 30 minutos mais o tempo que resta para o ônibus escolhido completar sua viagem. “A pessoa chega a economizar 35 minutos”.


 


 



LINHAS E BAIRROS


 


 


Linhas de ônibus envolvidas nesta etapa da Integração Temporal
Parangaba/Náutico, Parangaba/Papicu, Parangaba/Papicu/Montese, Via Expressa/Lagoa, Clube de Regatas/Parangaba, Francisco Sá/Parangaba, Montese/Parangaba, Vila União, Antônio Bezerra/Unifor,
Olavo Bilac/Presidente Kennedy, Padre Andrade, Sargento Hermínio, José Walter/Parangaba/Avenida L, Aracapé/Parangaba, José Walter/Parangaba/Avenida J, Parque Santana, Sítio Córrego/Parangaba, Grande Circular 1, Grande Circular 2, Paranjana 1, Paranjana 2, Veneza Tropical/Mirasol 1, Vezeza Tropical/Mirasol 2, Parque Dois Irmãos/Expedicionários, Campus do Pici/Jovita Feitosa, Borges de Melo 1, Borges de Melo 2.


 


 


Novos bairros contemplados
Vila União – Terminal da Parangaba
Padre Andrade e Floresta – Terminal Antônio Bezerra
Aracapé – Terminal do Siqueira
Parque Santana – Terminal da Parangaba
Vezeza Tropical – Terminal do Papicu


 


 


Fonte: O Povo