Goianos participam do Seminário Nacional do PCdoB-IMG

Na capital paulista, 9 goianos participaram do Seminário Nacional de formação, com o tema “Capitalismo Contemporâneo, a nova luta pelo Socialismo”, o debate foi organizado pelo Instituto Maurício Grabois e o PCdoB nacional em comemoração aos 90 anos da Re

Um grupo de comunistas goianos embarcou no domingo último, rumo a São Paulo para participar do Seminário Nacional sobre o Capitalismo Contemporâneo. Organizado pelo IMG e pelo PCdoB, o Seminário reuniu no Teatro da Unip – Vergueiro, cerca de 300 convidados de diversos estados e também convidados internacionais.


Entre os nove participantes de Goiás presentes no evento, estava Aldo Arantes, que no mês passado estava na presidência do PCdoB goiano, o assessor especial do Ministro da Fazenda Fábio Tokarski, o Presidente do IAPA Zezinho do Araguaia, André Tokarski diretor da UNE, Jordaci Matos, diretor da Conan.


Além de Romualdo Pessoa, Presidente da Aduf-GO, Geovana Reis, Secretária de Formação e a Secretária de Comunicação Eliz Brandão, ambas do Comitê Estadual e Municipal de Goiânia e Kênio Chagas, Secretário de Finanças do Comitê de Goiânia.


Adalberto Monteiro, atual presidente do Instituto Maurício Grabois que foi presidente e da direção do PCdoB de Goiás de 1979 a 2001, abriu os trabalhos do evento. Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB, fez o discurso de boas vindas com um breve histórico do Partido Comunista nestes 90 anos pós-revolução e saudou os convidados internacionais e comunistas brasileiros.


Na segunda-feira, dia 19 de novembro, a primeira mesa abordou as Características do Capitalismo Contemporâneo e suas transformações. A segunda mesa apontou as contradições e tendências do sistema capitalista, repercussões na esfera geopolítica; conjuntura e perspectivas da economia internacional.


As discussões em torno da conjuntura econômica do neoliberalismo, as transformações do Capitalismo, assim como a capacidade deste sistema de se criar riquezas abstratas.  E também esse novo momento histórico em que a hegemonia dos EUA é cada vez mais contestada, foram os destaques em debate.


Na manhã da terça-feira, dia 20, o tema debatido foi as lições da experiência soviética. O destaque do Encontro foi na parte da tarde, onde as participações estrangeiras deram uma visão do Partido Comunista da China, do Vietnã, de Portugal, de Cuba e da Venezuela.


As particularidades de cada país e suas trajetórias política e economicamente, pouco conhecida pelos brasileiros, ajudaram na compreensão do que pode ser feito para o futuro do Partido Comunista do Brasil.


A dinâmica do Seminário ocorreu assim: cada palestrante tinha 30 minutos para fazer suas intervenções. Logo após, o público pôde tirar suas dúvidas com perguntas ou abordagens pertinentes ao tema, os palestrantes respondiam e a eram feitas às considerações finais pela mesa.


Os goianos concluíram ao final do evento, que a participação no Seminário ajudará no domínio teórico e político, além de voltarem motivados em fortalecer o projeto do partido e a nova luta pelo socialismo.


Eliz Brandão


*mais informações sobre o Seminário no www.pcdob.org.br.