Empresa de lixo acusada de irregularidades tem contrato renovado no DF

A empresa Qualix, alvo de investigações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDTF) e Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) por suspeita de irregularidades, ficará mais seis meses responsável por grande fatia da limpeza urbana

O acordo só foi prorrogado porque o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) ainda não realizou as licitações para definir as companhias que irão desempenhar o serviço nos próximos cinco anos.


 


Os três processos de seleção que seriam realizados pelo SLU já deveriam estar concluídos desde julho, conforme previa o próprio secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Cássio Taniguchi. No começo de novembro, duas concorrências chegaram a ser anunciadas, mas acabaram suspensas após a constatação de algumas falhas técnicas.


 


Coincidência ou não, algumas das seis empresas que fazem a limpeza urbana do DF e foram beneficiadas com a prorrogação do contrato emergencial, são as responsáveis pelos questionamentos que acarretaram no adiamento das duas licitações. Segundo o SLU, outras interessadas de fora do DF também teriam questionado o edital. O contrato foi prorrogado nesta quarta-feira por meio de homologação protocolada na Segunda Vara de Fazenda Pública do DF. O SLU justifica que o acordo foi efetivado com o objetivo de evitar que a população fique desprovida dos serviços de limpeza urbana.


 


A presidente da comissão de licitação do SLU não adiantou previsão de data para que os dois primeiros editais de licitação sejam republicados.


 


Com informações do Correio Braziliense