SEARA convoca a I Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável no RN

O primeiro anúncio oficial da realização da Etapa Estadual da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (I CNDRSS) no Rio Grande do Norte será feito na próxima quarta (14). O ato acontece na sede da Secretaria de Estado de As

O encontro contará com a presença da Governadora Wilma de Faria, do Secretário Nacional de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adhemar Almeida, do Diretor Nacional de Crédito Fundiário, Raimundo Costa, do secretário da SEARA, Canindé de França, do Delegado do MDA no RN, Hugo Manso, superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no RN, Paulo Sidney, representante da SAPE, movimentos sociais, entre outras autoridades municipais e estaduais.


A Conferência terá um caráter propositivo para as políticas públicas, programas e ações de governo. O encontro também irá contemplar um balanço das políticas de desenvolvimento rural, valorizar a diversidade de atores sociais e de gênero e, ainda, buscar ampliar o diálogo com a sociedade civil.


A expectativa é de que a conferência seja um grande evento para a discussão do desenvolvimento rural sustentável no País. “Podemos dizer que a participação social é uma das marcas do atual Governo, tanto na esfera estadual como Federal. E o espaço das conferências permite isso, já que são eventos de teor deliberativo”, esclarece Canindé de França, secretário da SEARA e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF).



“A realização da I Conferencia do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário é um momento de avaliação das políticas públicas do Governo Federal para a agricultura familiar e oportunidade de atualização na elaboração teórico – prática que equipes de assistencia técnica, movimentos sociais, trabalhadores e trabalhadoras rurais e gestores públicos fazem em seu dia à dia”, explica o delegado do MDA no RN, Hugo Manso.



A I CNDRSS será realizada em Olinda (PE), entre os dias 25 e 28 de junho de 2008, com o objetivo de formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável do Meio Rural que contemple todas as forças sociais e diversidades regionais, informa o secretário Canindé de França. “A Conferência vai marcar um período de grande mobilização nacional para o estabelecimento de uma política modelo de desenvolvimento rural. Assim, demarcaremos o novo modelo de agricultura familiar e reforma agrária”. Segundo ele, todo esse processo, que será dividido em etapas de discussões municipais, estaduais e nacional, vai durar cerca de oito meses.



A I CNDRSS terá abrangência nacional e levará em conta aspectos regionais e territoriais. O tema geral da conferência será Por um Brasil Rural com Gente: sustentabilidade, inclusão, diversidade, igualdade e solidariedade. A etapa preparatória, que contemplará conferências territoriais (obrigatórias), municipais, intermunicipais, eventos temáticos e setoriais, ocorrerá entre 1º de novembro de 2007 e 30 de janeiro de 2008. Já a etapa estadual, prevista para ocorrer entre 15 de março e 30 de abril, prevê a realização das conferências estaduais.



O Condraf



A I CNDRS é promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). O Conselho é o instrumento de articulação entre o Governo Federal e a sociedade civil na proposição de diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável. O Condraf integra a estrutura do MDA e é presidido pelo ministro Cassel.



De Natal, Jana Sá.