PC do B Ananindeua realiza a maior Conferência no Município

No domingo, 28 de outubro, com a presença de 70 delegados, entre trabalhadores, sindicalistas, estudantes, jovens, comunitários, esportistas e educadores, o PC do B, no Pará, realizou a IX Conferência Municipal em Ananindeua.


 

No domingo dia 28/10/2007 o PC do B realizou na Câmara Municipal dos Vereadores de Ananindeua a IX Conferência Municipal, com a presença de 70 delegados, entre trabalhadores, sindicalistas, estudantes, jovens, comunitários, esportistas, educadores, que pautaram os desafios do partido no Município, sua organização e elegeram uma nova direção com 14 membros e os delegados a conferência Estadual.


 


Compuseram a mesa de abertura Roberto Martins, Secretário de Adjunto de Estado de Justiça e Direitos Humanos; Ruy Souza, presidente da Federação Paraense de Atletas de KungFu e membro da CONAN; Iran Farias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Ananindeua; Aroldo Carneiro, Presidente do PCdoB Ananindeua e Neuton Miranda, Gerente Regional do Patrimônio da União e da Direção Estadual do PC do B e Rodrigo Moraes, Presidente Estadual da UJS.


 


O PCdoB debateu os rumos do partido no Município, na construção e na experiência em pautar políticas públicas para o povo brasileiro, paraense e de ananindeua. Na necessidade de fortalecimento para as eleições 2008, com nova tática eleitoral, mais ousada, como também a sinalização de buscar construção de uma chapa majoritária nestas eleições no Município, e que amadurece a discussão em virtude das eleições para prefeito em 2008 serem em 2 turnos.


 


Ousadia no Município que já sinaliza na construção da chapa proporcional com nomes fortes para disputa de vereadores, em clima de unidade que se constrói e transita nossas candidaturas, como a do Professor Anderson, entre os educadores e apoios em bairros como Icui, Guanabara, Distrito Industrial e Cidade Nova; a do sindicalista Teixeira (Pintado) com apoio de toda a diretoria do Sindicato da Construção Civil de Ananindeua; a de Ruy Souza, com trânsito na área do esporte, e de comunitários, com atuação nos bairros do Una, 40 horas, Paar, e conjuntos habitacionais do Município, a de Márcia Andréia, forte entre os movimentos de mulheres e de assistentes sociais, a de Frazão, Coordenador do ECC, e com forte influência na comudidade religiosa de Santa Paula Frassinette, na Cidade Nova e no Icui Guajará; a de Marcos, com influência nos bairros do Maguari e Centro; entre outros nomes, que estão em estudos.


 


Presença importante foi a do Prefeito Helder Barbalho, que mostra a importância e a grandeza de nosso partido no Município, inclusive na sua fala de saudação enfatizando a experiência do partido no trato das questões públicas, na administração federal, estadual, na ousadia do pcdob, e na disposição do dialogo, no processo de alianças para as próximas eleições, nos laços que o PMDB tem com apoio governo Lula, e com apoio ao governo Ana Júlia.


 


Para o presidente Aroldo Carneiro, a presença de Helder Barbalho, na Conferência mostra a força do PC do B no Município, a construção da ousadia, em pautar Chapa Majoritária, e uma extensa Chapa para Vereadores, na visibilidade que o partido vem tendo nas atividades, seja sindicais, comunitárias, de mulheres, faz o PCdoB ter esse prestigio, faz o PCdoB ter uma que já é a maior conferência municipal do Partido no Município.


 


Neuton Miranda do Comitê Estadual, enfatiza o dialogo e a ousadia tem que andar lado a lado, relata também a disposição do partido em lançar candidato  a prefeito,  e a força do partido, em suas ações, em sua militância, em suas atividades institucionais e de movimentos sociais, de juventude, das comunidades, das mulheres, dos trabalhadores, e em se colocar a disposição de ajudar este comitê municipal.


 


Por fim com muita alegria e festa e em clima de unidade a conferência elegeu um comitê municipal com 14 membros, e a delegação para a Conferência Estadual, destacando o esforço que foi nestes dois meses que foi reestruturado o partido no município em realizar uma grande conferência, e conseguir dar passos significativos a um processo de muito êxito para 2008.


 


Resolução aprovada


 


Desafios do PC do B em Ananindeua


 


1. O PC do B tem um desafio em Ananindeua, segundo maior colégio eleitoral do Estado do Pará,  com 219.368 eleitores o que corresponde a  5,23 % do eleitoral do Estado do Pará. (dados Jul 2007 TRE)  O desafio de organizar a militância e se preparar para a batalha eleitoral de 2008.


 


2. O Partido que no estado sofreu um revés político em sua última eleição, não reelegendo as titulares dos mandatos estadual e federal, se debruça para a organização de sua militância, reestruturando os comitês municipais, e mergulhando nos movimentos sociais e populares, vistos como instrumentos dos comunistas para a defesa de um projeto popular, democrático, e de melhorias para a qualidade de vida do povo paraense. A reestruturação do Partido e o seu fortalecimento em Ananindeua têm esta perspectiva.


 


3. Outro grande imbróglio político é o partido da governadora (PT), que no município tem pífia atuação, elegendo na sua última eleição apenas um vereador, mais que saiu da legenda, vive hoje uma crise interna, de um lado, uns que defendem a candidatura majoritária, e de outro os que defendem a coligação com o atual prefeito Helder Barbalho (PMDB), possuem cargos de 1º escalão no governo, com 2 secretarias municipais, e os que defendem a candidatura própria apresentam o nome da ex – deputada Sandra Batista.   


 


4. Vislumbra-se também a candidatura do ex-prefeito e atual deputado estadual Manoel Pioneiro (PSDB), este mantém boa aceitação e aprovação no Município, tem força no maior colégio de Ananindeua que é a cidade nova, representa a tentativa de retomada do projeto tucano para Ananindeua, candidato da elite, por conseguinte, o fortalecimento dos tucanos para a eleição de 2010.


 


5. Ananindeua sofre com a ausência de política de trabalho e renda, constantemente sua população é fadada a viver no sub- emprego e na capital Belém, é preciso pensar alternativa de desenvolvimento para o Município, romper com a lógica apenas de moradia no Município, é preciso avançar no investimento de Emprego e Renda entre outras políticas.


 


6. Nestes passos iniciais é preciso que o PC do B,busque a construção de uma possível candidatura de esquerda, e ao mesmo tempo, tente impulsionar os setores de centro (como o PMDB) a uma maior aproximação com a classe trabalhadora no Município.



 
7. No cenário proporcional o PC do B precisa de um assento na câmara municipal, tal espaço no parlamento municipal é um anseio dos comunistas e do povo deste município, eleger um parlamentar que defenda os interesses do povo, das mulheres, dos trabalhadores, da juventude, um parlamentar que rompa com a lógica do fisiologismo, eleger um parlamentar comunista é desafio desta direção.


 


8. Buscar aproximar no Município o Bloco de Esquerda, principalmente com PSB, PDT e PMN, pois ambos não possuem vereador, é necessário construir possibilidade de coligação com estes partidos.


 


9. É preciso ir acumulando força, mergulhar nos movimentos sociais, no movimento de saúde,  nas organizações, nas associações de moradores, nas escolas, com o movimento estudantil, entre outras formas para se chegar a um partido de massa no Município. O desafio está dado, pensar 2008, é iniciar tal processo, é iniciar o dialogo com os partidos que estão na base do governo Lula e do governo Ana Júlia.


 


10. Acumular no Município a construção da UJS, da UBM, e da CSC.


 


11. Buscar ampliar com campanhas de filiações diárias, e publicidade de nossas ações no Município.


 


12. Os comunistas, que defendem, desde 1922, o socialismo, os direitos dos trabalhadores  e do povo pobre,  a reforma agrária, a soberania da pátria e a democracia, os interesses da juventude estudantil e da intelectualidade progressista, continuam acreditando ser possível um outro mundo, outro Brasil e outro Pará, uma outra Ananindeua, de farta produção, de emprego, com valorização dos salários e oportunidades para todos, de solidariedade e justiça social.


Direção Eleita


 


1. Aroldo Carneiro – Pedagogo, oriundo do Movimento Estudantil, membro da Direção Estadual do PCdoB, assessor na SEJUDH.


 


2. Rita Mirian – Advogada, funcionário pública, militante histórica do PCdoB, tendo sido candidata a vereadora no município de Irituia.


 


3. Márcia Andréia – Assistente Social, militante da frente de mulheres, assessora da Coordenação de Direitos das Mulheres – SEJUDH.


 


4. Geogerte Negreiro – Profissional do Partido, movimento comunitário e de mulheres, assessora do CEMPREN – SEJUDH


 


5. Salatiel Carvalho – Contador, oriundo do movimento estudantil e da direção estadual da UJS, assessor no CPC Renato Chaves.


 


6. Andson José – Estudante, oriundo do movimento de juventude, tendo sido ex-presidente do DCE da UEPA.


 


7. Rozinaldo Ribeiro – Educador, mestre em educação, experiente na área do sindicalismo, ex- presidente do PC do B Altamira.


 


8. Manoel Ruy – Comunitário, sendo da Confederação Nacional dos Moradores e de Associação de Moradores – CONAM, Esportista, chegando a ser presidente de Federação.


 


9. Anderson Maia – Professor Municipal, atua no movimento dos Educadores, assessor na SEDUC e na UEPA.


 


10. José Teixeira(Pintado) – Sindicalista, Secretário geral do Sindicato da Construção Civil.


 


11. Enildo Gama (Zunga) – movimento GLBT.


 


12. Rozilea F. Luz – Educadora, Diretora da Escola Estadual Oneide Tavares na Cidade Nova.


 


13.  Igino Santos – morador do Distrito Industrial, tendo atuação comunitária e de cooperativa sendo seu presidente; sindicalista sendo Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do Pará.


 


14. Karen Click – Oriunda do Movimento Estudantil, sendo Diretora do Centro Acadêmico de Formação de Professores, militante da União da Juventude Socialista desde 2005, Estudante de Pedagogia da UEPA.


 



Delegados Eleitos


Rita Mirian
Márcia Andréia
Salatiel Carvalho
Manoel Ruy
Anderson Maia
José Teixeira


 


Suplentes


 


Geogerte Negreiro
Rozilea Luz
Karen Click
Igino Santos
Rosinaldo Ribeiro
Andson José


 


De Ananindeua: Salatiel Carvalho