Governo atende apelo de Perpétua

O governo do Estado assumiu o compromisso de fazer a manutenção de scanner de porão instalado no Aeroporto Internacional de Rio Branco. O equipamento tem sido usado apenas em operações especiais da Receita Federal e não foi destinado, ainda, ao combate

A garantia do novo serviço foi provocada pela deputada Perpétua Almeida, que reuniu a cúpula da Segurança Pública Federal no Acre para cobrar uma solução. Em média, toda semana, dois acreanos são presos em Brasília, em conexões para o restante do país, com drogas escondidas em suas bagagens. “Isso não aconteceria se a fiscalização tivesse mais recursos e fosse mais eficiente na hora do embarque, na capital do Estado”, lembrou a deputada. Há 15 dias, dois adolescentes foram flagrados com 13 kilos de pasta à base de cocaína no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek.  A superintendência da Receita Federal em Belém autorizou a cessão do equipamento ao Estado.


 


 


O chefe do Gabinete do Governador, Edson Manchini, cuida pessoalmente da minuta de um convênio que será assinado também pela delegada da receita, Roseane Farias, e pelo superintendente da PF no Acre, delegado Dirceu Augusto Silva. A Infraero, através do superintendente Jailson Mendes de Araújo, manifestou seu apoio à instalação do scanner próximo à esteira de embarque, após serem finalizados estudos de engenharia para identificar o local mais apropriado no interior do aeroporto.  “Iremos disponibilizar o efetivo necessário para a operacionalização do equipamento nos horários de vôos comerciais”, garantiu o delegado Dirceu Augusto.


 


 


“Está passando da hora de resolver este problema, que é grave e impõe constrangimento ao Acre lá fora. O governo federal deve investir muito ainda nos outros estados que fazem fronteiras com países vizinhos para evitar a entrada de drogas no Brasil”, opinou Edson Manchini, reafirmando o apoio do governador Binho Marques a uma fiscalização mais efetiva no Aeroporto Internacional de Rio Branco.


 


 


De Rio Branco,
Assem Neto