Conferência Nacional de Juventude é lançada no RS

Foi lançada nesta sexta-feira (19), em Porto Alegre, a Conferência Nacional de Juventude no Rio Grande do Sul. A atividade fez com que o Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini ficasse cheio de jovens e representantes de diversas entidades de j

Antes de abrir a atividade e falar sobre a Conferência, o secretário adjunto da Secretaria Nacional da Juventude, Danilo Moreira, falou da participação da deputada federal Manuela d'Ávila (PCdoB/RS), Coordenadora Nacional da Conferência, ao recordar que ambos já enfrentaram e vivem “a luta pela juventude”.



Danilo expôs os principais objetivos da Conferência. Explicou que este é um processo de participação, formação e diálogo sobre a juventude, e ressaltou que o jovem precisa ser protagonista da própria política.



“Precisamos criar em torno das políticas públicas um verdadeiro pacto para se apostar na juventude”, afirmou.



Para Manuela d´Ávila, integrante da Frente Parlamentar de Juventude, é de extrema importância que a juventude brasileira se debata.



“A nossa constituição em nenhum momento faz menção a esta parcela da sociedade”, afirmou a deputada ao falar que é um orgulho representar a Câmara dos Deputados na Conferência.



Manuela também disse que os jovens gaúchos têm muito a contribuir para superar a crise que o Rio Grande do Sul enfrenta: “Não tenho dúvida que nossos jovens têm opinião para dar”.



O decreto que oficializa a Conferência Estadual foi assinado pela governadora do Estado, Yeda Crusius. A partir da assinatura do mesmo, os municípios começam a preparar as etapas municipais da conferência, que ocorre no Estado nos dias 15 e 16 de março de 2008.



A primeira edição da conferência foi lançada em setembro deste ano, com o tema Levante sua Bandeira. Três temas serão debatidos durante os eventos: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional, Parâmetros e Diretrizes da Política Nacional de Juventude e Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas de Juventude.


 



O processo terá etapas preparatórias municipais e estaduais, as denominadas “Pré-Conferências”, resultando na 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude, que acontecerá em abril de 2008.



Participaram do lançamento o deputado estadual Raul Carrion (PCdoB), o deputado estadual e integrante da Comissão Parlamentar de Juventude, Adão Villaverde, os coordenadores da comissão organizadora estadual da Conferência de Políticas Públicas para a Juventude, Rafael Braga Librelotto e Rodrigo Pereira, o representante do Conselho Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, Cauê Roxo, o representante do Conselho Nacional de Juventude do Governo Federal (Conjuve) no Estado, Ricardo Hermany, a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), e demais entidades com representação no Conjuve.