Sem categoria

Mônaco aceita pedido de extradição de Salvatore Cacciola

O Ministério Público de Mônaco confirmou na madrugada deste sábado (20) que foi aceito o pedido de extradição do ex-banqueiro Salvatore Cacciola. O Tribunal de Apelações do país deve decidir nesta semana que Cacciola será ou não extraditado para o Brasil.


Salvatore Cacciola era procurado pela Justiça brasileira desde 1999, e em 2005 foi condenado a 13 anos de prisão por peculato e gestão fraudulenta do banco Marka, do qual era proprietário, numa operação que gerou prejuízo de R$ 1,6 bilhão ao Banco Central durante a maxidesvalorização do real.



Desde 2000, ele estava foragido na Itália. Em 15 de setembro deste ano, Cacciola foi preso em Mônaco pela Interpol.



Na última quinta-feira (18), o STF (Supremo Tribunal Federal) aceitara o pedido de Cacciola de adiar por uma sessão o julgamento de um habeas corpus apresentado por sua defesa. A decisão foi unânime do plenário do Supremo.



Nos habeas corpus, a defesa de Cacciola pede a suspensão do mandado de prisão expedido em 2005 pela 6ª Vara Criminal Federal, do Rio. O ex-banqueiro foi condenado, à revelia, a 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e e gestão fraudulenta.



A defesa de Cacciola pede ainda que o ex-banqueiro possa aguardar em liberdade o julgamento do recurso de apelação que ajuizou contra sua condenação.



Da redação, com agências