Painel discute diferença entre TV pública e estatal

A diferença entre TV pública e TV estatal foi o tema central do segundo painel do Seminário Estadual de Comunicação do PCdoB Bahia, que discute a democratização da mídia. Durante a tarde desta sexta (21/09), os participantes debateram a importância da cri

A mesa foi coordenada pelo Secretário Municipal de Comunicação do PCdoB, Emanoel Souza, que mediou o debate entre o público e os expositores do painel, o diretor do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (Irdeb), Pola Ribeiro, e Indira Amaral, diretora da Fundação Aperê (SE) e da Associação Brasileira de Emissoras Públicas e Culturais (Abepec).



 


Pola Ribeiro falou dos desafios de sensibilizar a sociedade sobre a importância de se discutir a comunicação. Para ele, falta o entendimento de que a televisão é um bem público, outorgado pelo governo a interesses privados, através de uma concessão por um tempo determinado. A forma de exploração dessas concessões define se a TV é comercial ou estatal, mas ambas continuam sendo pagas pela sociedade, seja através de impostos ou da venda de espaços publicitários.


 


Segundo Ribeiro, o problema é que nenhum dos dois modelos garante o interesse do público. As TV's comerciais colocam a prestação de serviços à sociedade em segundo plano e as estatais nem sempre são usados em benefício da população, servindo muitas vezes de vitrines para os governantes.  Para resolver a questão, está sendo gestada, uma rede pública de televisão, com financiamento governamental, mas com gestão majoritária da sociedade. A TV Brasil deve entrar no ar a partir de 02 de dezembro.


 


Em sua fala, Indira Amaral explanou as dificuldades de se criar uma TV pública no país, uma vez que a legislação brasileira, por ser omissa e ultrapassada, não se refere ao tema. A saída é construir um modelo de televisão que seja gerida pela sociedade, através de conselhos que definam desde as formas de utilização dos recursos até a programação. A idéia é provocar a sociedade a refletir sobre a forma que quer ser vista na tela. “A população precisa defender o direito de ser mostrada na televisão com toda a sua diversidade de sotaques e culturas, não apenas nos modelos construídos pela Rede Globo”, declarou.



 


Os convidados ressaltaram ainda, a importância de espaços como o seminário do PCdoB, no qual a sociedade pode expor suas idéias e questionar a monopolização dos meios de comunicações no país. Para Indira Amaral, o debate é fundamental para que o público se apodere do processo de instalação da TV pública. O argumento é reforçado por Pola Ribeiro, que acredita que a participação da população é essencial na discussão. “Oportunidades como estas enriquecem o pensamento dos gestores e ajudam na concepção de uma televisão que tenha a cara do Brasil”, disse.


 


Participaram do debate, jornalista, assessores parlamentares, estudantes, professores, militantes políticos e sociais, além de representantes do PCdoB de municípios como Cachoeira, Itabuna e São Sebastião do Passé. O Seminário prossegue neste sábado com o painel “O Brasil hoje e a política do PCdoB”, com o editor do portal Vermelho, Bernardo Joffily, além da apresentação do Plano Estadual de Comunicação e lançamento da Rede de Comunicadores, pela secretária estadual de comunicação do PCdoB, Julieta Palmeira.


 


De Salvador
Eliane Costa