Sem categoria

Japão elege novo primeiro-ministro neste domingo

O partido governista do Japão, o Liberal Democrático (PLD), elege neste domingo (23) seu novo presidente, após a renúncia, no dia 12, do primeiro-ministro Shinzo Abe. O escolhido será nomeado na terça-feira chefe de governo pelo Parlamento, pois o PLD tem

O ex-chefe de gabinete Yasuo Fukuda, de 71 anos, é considerado o candidato favorito. Ele tem o apoio da maioria das facções do PLD e ampla vantagem, nas pesquisas de opinião, sobre seu único rival, o ex-chanceler Taro Aso, de 66 anos, atual secretário-geral do partido governista.



Abe, de 52 anos, renunciou em meio a escândalos de corrupção – que fizeram com que ele perdesse cinco ministros, incluindo um que se suicidou – e a uma grande queda de popularidade.



O primeiro-ministro citou como razões da demissão a derrota eleitoral de julho e a recusa do líder de oposição, Ichiro Ozawa em reunir-se com ele para discutir a ampliação da missão naval do Japão no Oceano Índico. A oposição havia planejado bloquear a lei que dá sinal verde à missão. Desde novembro de 2001 – sob uma lei especial antiterror -, a Marinha fornece combustível aos navios das forças de coalizão lideradas pelos EUA no Afeganistão.



“Se Fukuda for eleito, podemos esperar a continuidade da linha política doméstica e externa de Koizumi e Abe, mas com menos contorno ideológico. Fukuda deve promover boas relações com a China e as Coréias, continuar apoiando fortes relações entre o Japão e os EUA, além de tentar encorajar reformas econômicas”, disse James E. Auer, especialista em Japão da Universidade Vanderbilt, no Tennessee.



Para outros analistas japoneses, Fukuda sinaliza que buscará uma aproximação diplomática com os vizinhos do Japão. Ele também se opôs abertamente às visitas de Koizumi ao santuário de Yasukuni, em Tóquio, onde estão enterrados criminosos de guerra. As visitas de Koizumi ao templo provocaram críticas justas da China e das Coréias e ampliaram a tensão com esses países.