Lula Morais rebate críticas no plenário

O deputado Lula Morais levou uma cópia da sessão do Senado em que senadores eram contra o voto secreto.

Depois de duas sessões consecutivas rebatendo críticas da bancada do PSDB na Assembléia contra o PT e o PC do B, representado pelo senador Inácio Arruda, pelas posturas assumidas em defesa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o deputado Lula Morais (PC do B) ocupou a tribuna na última sexta-feira, 14/09, para o revide às investidas tucanas. No contra-ataque ele mostrou as diferentes posições assumidas por senadores do PSDB e do DEM, antigo PFL, sobre voto secreto.


 


Conforme Lula Morais, os mesmos senadores que atualmente acusam o PT e o PC do B pela absolvição de Calheiros, e reclamam do voto secreto que favoreceu o senador peemedebista, antes defendiam o voto fechado. De posse de resultado de votação de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do senador Tião Viana (PT-AC), o comunista mostrou que muitos dos que atualmente pregam a defesa do voto aberto, em 2003, quando da votação da PEC, foram contrários à proposta do petista.


 


Ele citou como exemplo, dentre outros, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). Segundo Lula Morais, à época o tucano defendia o voto secreto. A absolvição de Renan Calheiros trouxe à baila um assunto que já havia sido descartado pela Assembléia na última legislatura, que é o fim do voto secreto nas decisões do plenário daquela Casa. Em maio de 2006 o deputado Adahil Barreto (PR) apresentou uma emenda à Constituição que propunha o fim do voto secreto em todas as situações, inclusive para cassação de mandato e veto governamental. Mesmo com 16 assinaturas a matéria não chegou ao plenário.


 


 


Fonte: www.lulamorais.com.br