Sem categoria

Veneza: Ang Lee ganha Leão de Ouro e dedica prêmio a Bergman

O Leão de Ouro da 64ª edição do Festival de Veneza foi entregue neste sábado (8) ao diretor chinês Ang Lee pelo filme Lust, Caution. O diretor — que em 2005 também ganhou o Leão de Ouro com o filme Os Segredos de Brokeback Mountain — ded

Já o americano Brian De Palma, diretor de Redacted — um forte documentário de ficção ambientado no Iraque — recebeu o Leão de Prata pela melhor direção. O prêmio de melhor roteiro foi entregue a Paul Laverty, pelo filme de Ken Loach It's a Free World.


 


A atriz australiana Cate Blanchett ganhou a Coppa Volpi pela melhor interpretação feminina por seu papel de Jude, andrógina rockstar no filme livremente inspirado na vida de Bob Dylan, I'm not there, de Todd Haynes.


 


O astro americano Brad Pitt foi premiado com a Coppa Volpi de melhor interpretação masculina pelo filme, em que protagoniza junto a Casey Affleck, The assassination of Jesse James by the coward Robert Ford, com direção de Andrew Dominik.


 


O célebre diretor italiano Bernardo Bertolucci recebeu o Leão de Ouro à carreira e foi recebido com um longo aplauso do público presente no Palácio do Festival. O Prêmio Especial do Júri foi entregue a dois diretores — o franco-tunisino Abdellatif Kechiche pelo filme Le Grain et le Mulet e a Todd Haynes por I'm Not There.


 


O cineasta russo Nikita Michalkov, diretor de 12, ganhou o Leão Especial pelo melhor conjunto da obra nesta edição do Festival de Veneza. O filme narra a história de 12 jurados que devem ditar a culpabilidade ou a inocência de um jovem tchetcheno acusado de ter assassinado seu pai adotivo — um oficial do exército russo. Michalkov já havia conquistado um Leão de Ouro em 1991 com o filme Urga.


 


Hafsia Herzi, atriz do filme La Graine et le Mulet, do franco-tunisino Abdellatif Kechiche, ganhou o prêmio Marcello Mastroianni que todos os anos escolhe um jovem ator ou atriz de destaque.