Sem categoria

Che Guevara é eleito o maior político argentino do século 20

Os argentinos votaram no guerrilheiro Ernesto Che Guevara como o maior político e personagem histórico do país do século 20, deixando Evita Perón em segundo lugar, informa hoje uma revista argentina. Guevara teve uma vantagem de 20 pontos percentuais sobr

O guerrilheiro argentino, assassinado na Bolívia em outubro de 1967, recebeu 59,8% dos votos dos 2 milhões de participantes da enquete.


 



A revista não revela os percentuais dos outros políticos votados.


 



Mas Guevara superou, além de Evita, o general e três vezes presidente Juan Perón, falecido em 1974. Também ficaram “muito longe” personalidades como o ex-presidente Arturo Illia (1963-1966), derrubado por um golpe militar e cujo Governo é considerado um exemplo dos valores democráticos, e Hebe de Bonafini, da associação humanitária Mães da Praça de Maio.


 



Mario Pergolini, roteirista de “El gen argentino”, evitou comentar o resultado da enquete. Mas a “Veintitrés” ouviu dirigentes políticos, historiadores e outras personalidades, que entraram em polêmica.


 



O historiador Mario O'Donnell, afirmou que o Che “é, sem dúvida, o maior líder argentino do século XX, mas é ao mesmo tempo um líder planetário, que é necessário 'descubanizar' e argentinizar”.


 



O jornalista e historiador Osvaldo Bayer também ressaltou a importância do Che, na sua opinião “um mito que se tornou realidade” na história das lutas populares.


 



Direitistas revoltados


 


A escolha de Che como personalidade histórica do país e a repercussão mundial da notícia incomodou a direita argentina e até mesmo setores da mídia conservadora.


 



O conservador Jorge Pereyra, líder da União do Centro Democrático, afirmou que “para um amante da democracia o Che não pode ser uma referência, já que foi parte de uma revolução que terminou em 1989”, quando Carlos Menem chegou ao Governo e aplicou um plano econômico neoliberal, privatizando todas as empresas públicas.


 



Ao contrário de Evita, segunda mulher de Perón, que morreu de câncer em 1952, Che Guevara “não representa a Argentina, porque entre outras coisas quase não viveu no país”, comentou a jornalista Silvina Walger.


 



“Nossa sociedade apresenta contradições: nós nos queixamos da corrupção permanente, mas votamos em corruptos”, opinou o jornalista Nelson Castro.


 



Documentário


 



Na véspera de completar 40 anos da morte do líder guerrilheiro, além das muitas homenagens que estão sendo programadas no mundo todo, a história de Che Guevara também voltou às telas do cinema.


 



Che é o tema do novo documentário “Che por toda a parte”, que estreou, nesta sexta-feira (7), em Havana, com amigos, parentes e companheiros de batalhas e de viagens apresentando seus testemunhos sobre o mítico guerrilheiro.


 



Ao longo de 52 minutos, o diretor do filme, o cubano Carlos Javier Rodríguez, apoiado em entrevistas, fotos, imagens e fragmentos de alguns discursos, lembra os momentos mais importantes da trajetória do guerrilheiro, morto em La Higuera, na Bolívia, em 9 de outubro de 1967.


 



Amigos como Alberto Granados e Carlos Ferrer, com quem Guevara, em sua juventude, viajou por vários países da América Latina, figuram entre os entrevistados para o documentário, apresentado nesta sexta-feira no Centro de Imprensa Internacional de Havana.


 



O filme inclui depoimentos e opiniões de antigos colaboradores, jornalistas, diplomatas e outras pessoas que conheceram Che Guevara ou estão relacionadas com instituições culturais ligadas à sua história.



 


Ernesto Guevara March, seu filho mais novo; Alberto Castellanos, ex-chefe da segurança do comandante revolucionário em Cuba; e Roberto Miguel Lifschitz, prefeito de Rosário (Argentina), a sua cidade natal, estão entre os entrevistados.


 



Veneranda García, diretora do mausoléu na cidade de Santa Clara (centro de Cuba), onde ficam os restos mortais de Che Guevara, disse à imprensa que o local já recebeu mais de 2 milhões de visitantes desde a sua criação, em 1988.


 



Leia também:


Partidos de esquerda programam homenagens a Che Guevara
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=24538


 


Partido direitista austríaco usa imagem de Che Guevara
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=24433