PCdoB-PA explica desfiliação de vereador de Belém e ex-deputada

A Comissão Política do Comitê Estadual do PCdoB do Pará divulgou, na sexta-feira (31), nota em resposta à desfiliação de dois de seus dirigentes – a ex-deputada estadual Sandra Batista e o vereador de Belém Paulo Fonteles Filho. O documento rebate maté

Nota de esclarecimento sobre as desfiliações
do PCdoB de Sandra Batista e Paulo Fonteles Filho



 
O Partido Comunista do Brasil do Pará – PCdoB/PA, através de sua Comissão Política Estadual, vem esclarecer publicamente fatos, noticiados no jornal O Liberal do dia 31 de agosto de 2007, em relação as desfiliações do PCdoB da ex-deputada Sandra Batista e do vereador de Belém Paulo Fonteles Filho:
 



1. Consideramos ato equivocado o pedido de desfiliação de nossas fileiras dos acima citados. Os dois ex-filiados foram militantes importantes de nossa agremiação política, que tiveram apoio do Partido, que os projetou politicamente tornando-os referências de nossa organização, chegamos a escolhê-los para nos representar no Parlamento.



2. Esclarecemos que não correspondem com a verdade os números de desfiliações citadas na matéria. Em abril desfiliaram-se do PCdoB cerca de 50 militantes e não 250 como é informado. Junto com nossos dois ex-militantes pediram desfiliações outros 04 membros do Partido e não 30.



3. O PCdoB no Pará vive um momento de intenso debate político e de democracia interna, realizando sua 12ª Conferência Estadual. Neste processo estamos debatendo todas as questões relativas a ação dos comunistas paraenses. Sandra e Paulo eram dirigentes do PCdoB no Pará e, como todos os militantes, tinham toda a liberdade de expressar suas opiniões, o que não fizeram, preferindo se desfiliarem do PCdoB. A direção do PCdoB fez todo o tipo de esforço para incorpora-los nestes debates, e eles recusaram-se de participar.



4. O PCdoB joga importante papel nos Governos Estadual e Federal, a frente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e da Gerência Regional do Patrimônio da União, onde desenvolvemos políticas públicas vinculadas aos interesses do povo paraense. Tem também uma ação nos movimentos sociais: contribuindo com a construção de uma nova central sindical, participando das lutas populares e da juventude. Ao mesmo tempo o PCdoB tem sido um Partido procurado por diversas lideranças de todo o Estado, somente nos dois últimos meses mais de 30 Comissões Provisórias foram instaladas em municípios paraenses.



5. Reafirmamos também, a disposição do PCdoB de fortalecer o projeto popular que elegeu Lula Presidente e Ana Julia Governadora. Acreditamos que é necessário reafirmar os compromissos mudancistas assumidos pelo Presidente Lula e que no Pará, com o Governo Ana Julia, necessitamos construir um novo modelo de desenvolvimento, que faça nosso Estado crescer, combatendo a pobreza, distribuindo a riqueza, valorizando o trabalho e fortalecendo a democracia. O PCdoB é um instrumento da luta por mudanças no País e no Estado, rumo a construção de uma sociedade mais justa e socialista. Nosso Partido está aberto aos que buscam somar nesta luta.



Belém, 31 de agosto de 2007.
Comissão Política Estadual do PCdoB Pará.