Sem categoria

Argentinos podem eleger hoje primeiro governador socialista

O candidato da oposição Hermes Binner, favorito nas pesquisas, pode se tornar o primeiro governador socialista da Argentina nas eleições deste domingo na província de Santa Fé (centro-oeste). A 56 dias das eleições presidenciais, Binner concorre contra um

Também no domingo, haverá eleições para governador em Córdoba (centro). Nesta província, porém, a disputa opõe dois aliados de Kirchner – ambos candidatos do Partido Justicialista (PJ, peronista).


 


As votações em Córdoba e Santa Fé  – onde estão habilitadas a votar 5,5 milhões de pessoas entre os 26 milhões de eleitores de todo o país – são consideradas as mais significativas no processo de renovação de governadores, que vão culminar com as presidenciais do dia 28 de outubro. As duas províncias detêm a maior concentração de atividade agropecuária e industrial, atrás apenas da de Buenos Aires.


 


Nas eleições provinciais já realizadas, Kirchner acumula até agora seis vitórias e quatro derrotas. Mesmo assim, o triunfo da situação nas presidenciais não parece estar posto em dúvida. Todas as sondagens dão como favorita a primeira-dama e senadora Cristina Fernández de Kirchner, candidata a suceder seu marido.


 


Santa Fé


 


Hermes Binner, um médico de 64 anos, candidata-se a governador de Santa Fé pela Frente Progressista – que agrega socialistas e social-democratas da União Cívica Radical (UCR). Segundo suas palavras, “um governo socialista significará diálogo – e não somente opiniões hegemônicas”.


 


Se vencer nas urnas, o atual delegado socialista porá fim a mais de duas décadas de domínio peronista e da UCR, partidos que dominaram a cena política argentina no último século. A província foi governada em duas ocasiões pelo ex-piloto de Fórmula 1 Carlos Reutemann (1991-95 e 1999-2003), representante do peronismo.


 


Binner recebeu um forte apoio popular em Santa Fé a partir de sua gestão como prefeito de Rosário (1995-2003), maior cidade da província. Localizada a 300 quilômetros ao norte de Buenos Aires, Rosário tem uma destacada vida cultural. Durante sua gestão como prefeito, Binner privilegiou o sistema de saúde municipal e criou dezenas de centros de promoção comunitária nos bairros.


 


O deputado socialista disputará o governo com o ex-chanceler Rafael Bielsa, candidato kirchnerista pela Frente para a Vitória (FV), integrado por peronistas ortodoxos, peronistas de centro-esquerda e dissidentes da social-democrata UCR.


 


Córdoba


 


Na vizinha Córdoba, os candidatos com mais chances são dois peronistas: o vice-governador Juan Schiaretti e Luis Juez, prefeito da capital provincial, a 700 quilometros ao noroeste de Buenos Aires. Bem mais distante nas preferências dos eleitores está o opositor Mario Negri, da UCR.


 


Dirigente radical, Negri conta com o apoio de três candidatos presidenciais opositores: Roberto Lavagana, que fez uma aliança de socialdemocratas e peronistas dissidentes, a social-cristã Elisa Carrió e o economista neoliberal Ricardo López Murphy.


 


Leia também: Córdoba vai às urnas para decidir controle da água