Esquerda articula repetição de aliança em Fortaleza

Embora tenham surgido críticas ao governo Lula, um encontro no fim de semana serviu para mostrar o sentimento do PSB, PT e PCdoB em nível local: a união da esquerda em prol do objetivo comum: tentar reeleger a prefeita Luizianne Lins.

Representantes do PSB de Fortaleza se reuniram no sábado, dia 24, e, embora tenha sido evitado o assunto eleições 2008 diretamente, o clima era de tentativa de fechar a chapa para a candidatura à Prefeitura de Fortaleza. O governador Cid Gomes (PSB) e a prefeita Luizianne Lins (PT) não compareceram ao evento para dar sustentação oficial à parceria, mas prevaleceu, entre os líderes no âmbito municipal, o discurso da “esquerda unida contra a direita”. Na ocasião – o IV Congresso Municipal do PSB – estavam também representantes do PT e PCdoB.


 


O presidente municipal do PSB, Rogério Pinheiro, evitou falar das eleições do ano que vem e disse que o pleito ainda não estaria na pauta de discussões do partido. Porém, o principal assunto entre militantes era a expectativa dessa decisão, que acabou não sendo respondida. É que, embora a questão mexa diretamente com a legenda no âmbito municipal, as negociações partem de cima.


 


O vice-governador, Francisco Pinheiro, do PT, deu o tom já no começo do seu discurso, referindo-se à parceria entre PT e PSB nas eleições municipais de 2004 e, posteriormente, no pleito de 2006, quando os dois partidos conquistaram, juntos, Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado. “Temos consciência de que isso é uma construção cotidiana. Se achamos que, por ter ganho a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado, está tudo feito, corremos o risco de sair derrotados nas próximas eleições”, afirmou.


 


Pinheiro, que saiu mais cedo do evento, também ressaltou a necessidade de se defender dos adversários.”Nossos adversários não estão mortos. Ao contrário, estão bastante articulados, principalmente na Câmara Municipal”.


 


Outro que, sutilmente, levantou a bandeira do apoio à candidatura petista na capital foi o vice-prefeito, Carlos Veneranda (PSB). Ele explicou que, com a aproximação do ano eleitoral, está sendo feito um balanço das realizações de uma “gestão socialista” e que esse propósito não deve parar. “Espero que esse congresso consiga unificar todas as forças municipais”, enfatizou.


 


O presidente do Diretório Municipal do PCdoB, Luiz Carlos Paes disse que o PCdoB é o “amigo mais velho” do PSB e PT e, por isso, as legendas precisam estar juntas. “Temos um grupo muito forte do lado de lá. A direita está querendo voltar e precisamos estar juntos não só nas eleições, mas no dia-a-dia”, reforçou Paes.


 


Apenas a militante do PT, Patrícia Cabral falou abertamente da eleição de Luizianne Lins e confirmou que o PT defendeu a mesma “união” em encontro da militância, também no último sábado.


 


Além da análise de conjuntura do PSB municipal, o partido também deu posse à chapa única para o novo Diretório Municipal: Rogério Pinheiro, continuou como o presidente; João Alves Viana Filho (vice-presidente); Danton Correia Nobre Júnior (2º vice-presidente); José Eduardo Alexandre da Silva (secretário geral) e demais secretários.


 


Fonte: O Povo