Prefeita de Aquiraz é a nova filiada ao PCdoB

O Partido Comunista do Brasil ganhou na manhã desta sexta-feira, 17/08, mais uma filiada no Ceará. A solenidade de filiação da Prefeita de Aquiraz, Ritelza Cabral, aconteceu no Auditório Murilo Aguiar, na Assembléia Legislativa, e contou com a presença

Durante a cerimônia de filiação, o presidente estadual do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), ressaltou a alegria de receber uma das militantes femininas mais atuantes do Estado. ''A filiação de Ritelza Cabral tem uma grande importância para nosso partido e é com muita alegria que hoje concretizamos este 'casamento''', destacou. Patinhas falou ainda sobre o novo contexto da política brasileira, em que o PCdoB ganha experiência administrativa, acrescentada a uma história de 85 anos de luta com os movimentos populares.


 


O presidente estadual do partido, Carlos Augusto (Patinhas), disse que o diretório ainda articula filiação de outros prefeitos do Ceará e a meta para 2008 é sair com 25 candidatos aos cargos do Executivo e 140 a vereadores. ''Sem a preocupação de inchar o partido; mas temos filiado, também, muitos presidentes de sindicatos, jovens e lideranças populares'', afirmou. Participaram ainda da solenidade de filiação da prefeita Ritelza Cabral, os secretários da Fazenda, Mauro Filho, e da Saúde, João Ananias.


 


 


Partido dos comuns


 


   
Muito alegre com as novas filiações, todas consideradas pessoas sérias, comprometidas com o social, Inácio Arruda ressaltou na ocasião, que Ritelza Cabral escolheu o PCdoB ''porque é partido dos comuns, o partido das alianças, um partido que está mais aberto para administrar Fortaleza, para governar o Ceará e o Brasil''. Para Inácio, Ritelza, além de fazer um trabalho direcionado aos mais carentes e ao desenvolvimento da cultura local, ela sabe planejar. ''Hoje Aquirás é um município planejado, que atrai grandes empreendimentos turísticos e industriais e, consequentemente, mais emprego para a população''.


 


        
Com a entrada desses novos prefeitos, o PCdoB se torna mais forte para ajudar o Governador Cid Gomes a governar o Ceará, para lutar por mais recursos para o Estado. ''Ritelza faz uma administração transparente, honrada, honesta''. Essa é a sua marca, disse o Senador, ressaltando que ''o partido está de braços abertos para aprender e ajudar na administração de Aquiraz''


 


 


Melhor lugar do Mundo


 


        
Depois de assistir a apresentação de um grupo folclórico dançando ''O Coco do Iguape'', a prefeita de Aquiraz, Ritelza Cabral, se disse honrada em administrar o município que para ela é ''o mais lindo do mundo, o melhor lugar de se viver''. Exercendo seu segundo mandato consecutivo como prefeita, Ritelza disse considerar um privilégio a oportunidade de governar Aquiraz, a primeira capital do Ceará: ''É a marca de um sonho que se tornou realidade''.


 


         
Depois, emocionada, garantiu que a sua ida para o PCdoB é uma questão de ideologia. O Brasil precisa de pessoas sérias, que tenham compromisso com a ética, a cidadania. Precisa de homens e mulheres de boa vontade que possam contribuir para o seu crescimento. E isso eu vejo no PCdoB. Estou aqui também para dar a minha contribuição, para buscar o diálogo''.


 



Ainda durante a solenidade, o deputado estadual Lula Morais, representante do PCdoB na Assembléia cearense, disse que é um grande avanço para o partido a filiação de lideranças femininas, como a prefeita Ritelza, de Aquiraz, a prefeita Augusta Brito, da cidade de Graça, e a vice-prefeita de Milhã, Liana. ''São três mulheres de grande representatividade na política cearense'', ressaltou. A Prefeita de Olinda, Luciana Santos, também destacou o papel diferenciado e significativo das mulheres no PCdoB.



 



''Por que não?''


 


Em um bate-pronto com a reportagem do jornal O POVO, Ritelza explica sua filiação:


 


Por que a senhora optou pelo PCdoB?


 


Por que não o PCdoB?


 


A senhora mantém relações próximas com membros do PSB. Não pensou no partido socialista?


 


O presidente do PSB é meu amigo de infância, o governador é meu irmão; mas o PCdoB é, ideologicamente, mais condizente com minhas crenças.


 


A senhora falou que há sete anos pensa em se filiar ao partido comunista. Por que só agora tomou essa decisão?


 


Não existe um motivo específico de ser agora. Coincidentemente deu certo. Estou a um ano e meio de acabar minha gestão e vamos receber apoio do senador para finalizar alguns projetos.


 


 


 


De Fortaleza, Danielle Pinheiro e Emília Augusta


 


 


matéria atualizada em 20.08.2007  às 11:58