Perpétua: a luta contra a violência sexual é de todos

A deputada Perpétua Almeida (PcdoB), conseguiu a adesão da atriz global Brenda Haddad na luta contra a violência sexual contra crianças.

No dia 11 de agosto, Perpétua Almeida (PcdoB-Ac), lançou a cartilha contra a violência sexual contra crianças e adolescentes no município de Tarauacá, distante mais de 300 km da capital Rio Branco.


A cartilha que ensina crianças e adolescentes a identificar e defenderem-se de possíveis abusos sexuais, assim como a quem recorrer, foi lançada com a presença da atriz Brenda Haddad, que interpretou a Ritinha na minissérie Amazônia.


“Quando fiz a cena, fiquei tão mal, que foi preciso interromper a gravação. A partir daí, tive consciência do horror que é vivenciar uma experiêcia destas. Decidi então que precisava me engajar num serviço social. Como acompanho o trabalho da deputada Perpétua Almeida, pedi a ela que me incluísse nesse trabalho contra a violência sexual”, disse a atriz, que enfrentou mais de 100km de estrada de terra entre Rio Branco e Feijó ( o pior trecho das rodovias em obras no Acre),para estar em Feijó e Tarauacá junto com a deputada, para o lançamento da cartilha.


A cartilha elaborada pelo gabinete da deputada Perpétua Almeida (PcdoB-Ac), ajuda crianças e adolescentes a identificar e se protegerem de possíveis abusos, assim como onde buscar proteção e denunciar.


De acordo com estudo da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (ABRAPIA).7 crianças e adolescentes, sofrem abuso a cada hora no Brasil.


“Não basta indignar-se com o que vemos. Precisamos, cada um de nós, trocar as lentes da omissão e descaso pelo efetivo engajamento, para que possamos proteger nossas crianças e adolescentes. E, fazer todo mundo entender que a denúncia é necessária, para que o abusador páre. Ele não vai parar sózinho. Por isso é preciso denunciar e exigir que as penas sejam aplicadas severamente”, disse a deputada Perpétua Almeida.