Bancos brasileiros são mais rentáveis que os dos EUA

Itaú, Bradesco, Unibanco e Banco do Brasil são mais rentáveis que os maiores bancos dos Estados Unidos. Em um cálculo realizado pela consultoria Economática, esses quatro bancos ocupam os primeiros lugares em um ranking de rentabilidade que compara bancos

O cálculo, realizado pelo economista Einar Rivero, mostra que a rentabilidade desses quatro bancos brasileiros no primeiro semestre de 2007 é quase o dobro dos norte-americanos no mesmo período. Enquanto os brasileiros tiveram, entre janeiro e junho, uma rentabilidade mediana de 14,55%, os americanos ficaram com 7,36%.



“O ranking mostra onde esses bancos brasileiros estariam se estivessem no mercado americano”, diz Rivero. “Comparamos bancos do mesmo porte. Bancos menores têm, às vezes, rentabilidade maior, mas não podem ser comparadas à rentabilidade dos bancos grandes. São estruturas diferentes”, explica.



Einar Rivero adverte que não se pode confundir rentabilidade com lucro. Para calcular o lucro, seria preciso saber quais os gastos totais de cada um dos bancos, o que não foi feito.



A Economática faz, também, esporadicamente, comparações entre outros países, mas Rivero diz não ser possível dizer com segurança se os bancos brasileiros têm rentabilidade muito superior em relação ao mercado latino-americano.



“De 2003 para cá os bancos brasileiros têm tido melhor rentabilidade. Tenho como referência os EUA, embora se for olhar os bancos venezuelanos, a rentabilidade lá é ainda superior à dos nossos bancos”, afirma.



Veja, abaixo, a tabela de rentabilidade feita pela Economática:


 



* Rentabilidade sobre Patrimônio Líquido (ROE) em 2007 (janeiro a junho)
** Ativo total em junho de 2007