Aconteceu a primeira reunião de preparação ao Fórum Social a ser realizado em 2009 em Belém

Após quatro edições em Porto Alegre, depois em Nairobi e na vizinha Venezuela, o FSM volta a ser realizado aqui no Brasil. Desta vez é Belém do Pará, a Cidade das Mangueiras, que recebe o principal espaço de discussão dos movimentos sociais.

A primeira reunião para discutir o Fórum de 2009 aconteceu nos dias 9 e 10 de agosto, já em Belém, e teve a participação de várias entidades dos movimentos sociais do país inteiro e da Pan-Amazônia, como Cuba, Equador e Guiana Francesa e parece ter agradado a organização do evento.



O debate, voltado para as questões da Amazônia em suas diversas facetas, pretende valorizar as pautas e lutas dos povos locais, fazendo a conexão destas com as pautas e lutas nacionais e mundiais no que diz respeito a Políticas Públicas e ações da sociedade civil organizada.



 


As principais discussões nesse primeiro momento são em torno da definição dos parâmetros iniciais do FSM e o dia de Mobilização e Ação Global, que acontecerá dia 26 de janeiro de 2008, também confrontando com o Fórum Econômico Mundial.


 


A próxima reunião está prevista para o fim de outubro, com a participação do Comitê Internacional e as previsões de investimentos já estão sendo apresentadas, só o Governo Federal deve liberar para a Prefeitura de Belém 300 milhões de reais para a urbanização e infra-estrutura da cidade, que deve receber por volta de 150 mil pessoas.



De Belém,
Maíra Nogueira