Sem categoria

Precavida, Venezuela treina um milhão de reservistas

Quase um milhão de venezuelanos estão inscritos na Reserva Nacional Territorial e recebem treino permanente para fazer resistência a uma eventual “invasão de agentes externos”, segundo as palavra do general Carlos António Freitas Reyes, em entrevista ao c

Segundo o chefe da Reserva Nacional, os reservistas estão sendo “treinados em atividades que lhes permitem manter uma resistência ante uma invasão de agentes externos” e que mais de duzentos mil “recebem treino ativo em atividades relacionadas com a defesa” nacional.



O militar disse que, além das invasões armadas, “os reservistas também estão preparados para resistir” a “invasões de índole cultural”.



“Se a invasão fosse apenas armada, combateríamos com armamento. Mas há outras formas de entrar em uma nação”, afirmou o militar.



No final de 2006, o presidente Hugo Chávez estipulou a meta de dois milhões de reservistas como parte do que definiu como “revolução no militar”, no âmbito do seu projeto de instalar no país um regime de “socialismo do século 21”.



A Venezuela tem mais de 26 milhões de habitantes. De acordo com dados não oficiais, cerca de cem mil homens fazem parte das Forças Armadas Venezuelanas.



Fonte: Agência Lusa