Ministro Nelson Jobim comanda operação militar no AM com 4,4 mil homens

O Ministério da Defesa realizará exercício militar com aproximadamente 4,4 mil homens na região dos municípios de Coari e Tefé até o próximo dia 10. Trata-se da Operação Solimões, que contará com o coman

A parlamentar, que também preside a Comissão da Amazônia na Câmara Federal, considera o exercício militar importante para marcar a presença do Estado brasileiro na Amazônia em um momento em que se voltou a discutir intensamente a soberania da região no Congresso e entre as nações mais influentes do mundo. “É uma manobra combinada dos comandos do Exército, Marinha e Aeronáutica que conta com 30 aeronaves, helicópteros e seis navios”, relata.


 


Vanessa explica que na sexta será feita a apresentação da operação, o que o ministério chama de ambientação, e no sábado a comitiva de parlamentares irá até Coari, um dos municípios que fazem parte da área do exercício militar, que abrange uma área de 40 mil quilômetros quadrados, envolvendo o município de Tefé. Ás 8h de sábado os parlamentares embarcam para Coari e logo cedo, das 9h às 12h serão feitas apresentações militares, conforme organizado pelo Ministério da Defesa.


 


Entre as ameaças mais recentes à soberania da Amazônia está a campanha da ong inglesa Cool Earth na internet de arrecadação de recursos para a compra de terras na região com o pretexto protecionista. O assunto foi tema de debate na Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados e os parlamentares concluíram que o governo brasileiro precisa se posicionar a respeito. Na campanha da ong, cada doador contribui com 35 libras esterlinas – cerca de R$ 140, para a aquisição de meio acre de terra.


 


De 19 a 23 de novembro a Comissão da Amazônia organizará o 1º Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional. Durante o encontro serão discutidos justamente temas que visam preservar a floresta e garantir a soberania a partir do desenvolvimento sustentável, que proporcione melhores condições de vida as 22 milhões de pessoas que vivem na Amazônia brasileira. Para o simpósio estão sendo convidados ministros e autoridades ligadas ao meio ambiente, questões territoriais, transportes, produção e de áreas sociais em geral.


 


De Manaus,
Hudson Braga