Assembléia Legislativa discutirá as ações de saúde pública no Ceará

A Assembléia Legislativa realizará nesta terça-feira, 07/08/07, por iniciativa do deputado Lula Morais, uma audiência pública em comemoração ao Dia Nacional da Saúde.

Na ocasião o Secretário de Saúde do Estado, João Ananias fará uma explanação sobre as “Atualidades da Saúde Pública no Estado do Ceará”. A audiência acontecerá durante o Segundo Expediente da sessão, a partir das 11 horas. 


 


Criado pela Lei Nº 5.352, de 8/11/1967, o Dia Nacional da Saúde é comemorado no dia 05 de agosto por ser a data em que, em 1872, nasceu Oswaldo Gonçalves Cruz, médico brasileiro que atuou como diretor-geral de Saúde Pública de 1903 a 1907, combatendo rigorosamente a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.


 


Para o deputado Lula Morais um grande avanço para a saúde pública no Brasil foi a criação do SUS, que apesar de não funcionar de maneira ideal, é ele que atende a maioria das necessidades da população que não tem condições de pagar um plano de saúde particular. “Hoje o IJF, por exemplo, é um hospital público que é referência em grandes traumas, independente da pessoa ser rica ou pobre é pra lá que são levadas em caso de acidente”, ressalta Lula Morais.


 


Para o deputado, um dos problemas do SUS é que os valores repassados são insuficientes para atender a demanda médico-hospitalar. “Mas isso acontece porque os serviços oferecidos pelo SUS foram ampliados sem a criação de mecanismos para atender as demandas”, afirma.


 


No Ceará, um grande avanço para a saúde pública foi a formação de comitês, pela Secretaria de Saúde do Estado, com o objetivo de estabelecer metas de redução dos índices mortalidade das doenças que atingem nosso Estado. Dois bons exemplos são: o Comitê Contra a Mortalidade Materna, que há dez anos possui um alto índice de morte, e o Comitê Estadual de Atenção à Doença Cerebrovascular, primeiro do Brasil, implantado oficialmente. O acidente vascular cerebral é a doença que mais mata no Ceará. Os números de 2005 indicam 3.561 óbitos.


 


Fonte: Assessoria do Deputado Lula Morais