“Guerra e Paz”, de Candido Portinari, completa 50 anos

O Senador Inácio Arruda apresentou requerimento instituindo 2007 como o ano do cinqüentenário dos painéis Guerra e Paz, do pintor Candido Portinari, instalados na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos, em s

Os painéis foram um presente do governo brasileiro para a sede da ONU. A obra traz um diálogo entre o trágico e o lírico, entre a fúria e a ternura, entre o drama e a poesia. Com 14 metros de altura e dez metros de largura, os painéis levaram cerca de nove meses para ficarem prontos, representando um grande esforço para Portinari que, intoxicado pelo uso das tintas, fora proibido pelos médicos de pintar.Mesmo diante da ameaça à sua própria vida, não recuou, aceitando o desafio.


 


Também está prevista uma exposição, programada para o próximo mês de setembro, denominada Guerra e Paz – 50 Anos, que apresentará, no mesmo espaço onde se encontram os monumentais murais, uma seleção composta por 40 estudos, esboços e as duas maquetes, que poderão ser vistos pela primeira vez ao lado dos murais, além de documentos históricos, textos e imagens que contextualizarão a mostra.


 


Inácio explica que a iniciativa se deve à importância da obra do pintor paulista para a humanidade. “Das mãos de Candido Portinari, nasceram as imagens que denunciaram a violência e exaltaram o amor e o entendimento. A temática da Paz permeou toda a sua vida. Através de sua obra, Portinari lutou tenaz e corajosamente em favor da paz e contra todas as formas de injustiça”, destacou.