PCdoB reassume mandato na Câmara Municipal de Fortaleza

A comunista Eliana Gomes assumirá na Câmara Municipal de Fortaleza o mandato de vereadora. A ex-presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza ocupará o lugar de Elpídio Nogueira que, a convite da prefeita Luizianne Lins, tomará posse na Sec

O PCdoB estava sem representação municipal desde que Lula Morais se transferiu para a Assembléia, assumindo o espaço de João Ananias. Agora, com o mandato de vereador, o Partido Comunista do Brasil fica bem representado em todos os níveis políticos (Municipal, Estadual e Federal).


 


Para o deputado Lula Morais o mandato de vereador representa um grande ganho político para o PCdoB que está crescendo e se consolidando neste novo contexto da política brasileira.


 


Conheça a comunista Eliana Gomes:


 


Francisca Eliana Gomes dos Santos é educadora popular. Natural de Canindé/Ce, veio para Fortaleza no início dos anos 70. Militante do movimento popular há mais de vinte anos, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no início dos anos 80. Foi fundadora e presidente da Associação Comunitária do Bairro Ellery, presidente da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza por duas gestões. Além disso, é sócia da Ong Cearah Periferia e da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza.


 


Atualmente, é presidente de honra do Centro Socorro Abreu de Desenvolvimento Popular e Apoio à Mulher e assessora técnica da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – Habitafor.


 


A história política de Eliana Gomes se confunde com a história do movimento popular urbano desta cidade em favor de moradia, justiça e paz para homens e mulheres em sua diversidade de raça, cor, etnia, orientação sexual e condição física.


 


A liderança de Eliana é construída num exercício diário de diálogo intenso com os vários setores que fazem nossa sociedade, como forma de contribuir na elaboração de cidades mais justas e democráticas.


 


Primeira mulher comunista a ocupar a Câmara Municipal de Fortaleza, 4ª capital do país, Eliana veio da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza. Uma liderança comunitária que hoje está no parlamento.


 


Fonte: Assessoria do Deputado Lula Morais