Sem categoria

Marcha pelo desenvolvimento abre Fórum Social Nordestino

Uma marcha em defesa de um outro modelo de desenvolvimento para o Nordeste brasileiro marcará a abertura do 2º Fórum Social Nordestino no dia 2/8, quinta-feira, às 16h, em Salvador, saindo do largo do Campo Grande até a Praça da Sé.
O 2º Fórum So


 Durante quatro dias, representantes de sindicatos, entidades, ongs, redes, partidos políticos dos nove estados nordestinos estarão discutindo sobre os dilemas enfrentados na região, trocando experiências, dando visibilidade às diferentes lutas que buscam enfrentar o modelo de desenvolvimento excludente historicamente imposto ao Nordeste. Os debates do Fórum possui seis eixos chamados estruturantes: acesso universal e sustentável aos bens comuns da natureza e da humanidade; acesso universal e garantia de bens e serviços públicos de qualidade que efetivem os direitos sociais, econômicos, culturais e ambientais;por outra economia e desenvolvimento: democrático, solidário, socialmente justo e ambientalmente sustentável; pela construção de estruturas políticas democráticas com participação da população nas decisões, controle social sobre os governos e democratização da comunicação; contra a violência, por uma cultura de paz e solidariedade, em defesa da audo-tederminação  e soberania dos povos; pela igualdade, respeito à diversidade, eliminação de todas as formas de discriminação e pela garantia dos direitos humanos.


 



Esses eixos dão base à programação do 2º FSN que conta com 130 oficinas e seminários, quatro conferências, uma feira de economia solidária, uma Plenária dos Movimentos Sociais, manifestações culturais, além do Fórum Social Nordestino de Crianças e Adolescentes e do lançamento do FSM em 2008.


 



Para secretária nacional do PCdoB de Políticas para Mulheres, Liége Rocha, que veio a Salvador para o evento,  o Fórum é um importante espaço para o movimento social expressar seus anseios e fortalecer a sua articulação. “As comunistas e os comunistas participarão do evento expondo as suas proposições e buscando contribuir com os debates nos variados temas, em especial defendendo o desenvolvimento brasileiro com geração de emprego e renda”. A dirigente nacional do PCdoB informa que uma reunião de militantes comunistas dos vários estados do Nordeste está programada para o dia 2/8,quinta-feira, às 11h, na sede do Comitê Estadual da Bahia, à rua do Salete 330, nos Barris.


 



Ailton Araújo, da Corrente Sindical Classista, informa que os sindicatos ligados a corrente estão convocados a participar do Fórum Social Nordestino, em destaque das oficinas e seminários que envolvem discussões sobre temas ligados ao mundo do trabalho. Participação dos representantes sindicais está prevista na Plenária dos Movimentos Sociais do 2º FSN, no domingo (5), às 9h, no Liceu de Artes e Ofícios, que fica à rua Guedes de Brito, 14.


 


Reservado para o credenciamento e a realização da marcha, o primeiro dia (2/8) do 2º FSN se encerra com a realização do ato político cultural.



 
No segundo dia do evento, além da 1ª Conferência, ocorrem oficinas realizadas no turno da manhã, nas quais se destacam: A integração latino-americana na estratégia de luta antiimperialista, proposta pelo Cebrapaz, na sala 103 do Pavilhão de Aulas (PAF) 2 da UFBA, em Ondina; A Jornada pela legalização do aborto, na sala 101, do PAF 2 UFBA/Ondina, proposta pela União de Mulheres Cearenses;  e Crescimento Econômico com Geração de Emprego e Renda e Trabalho Decente, proposta pela CU/BA, sala 110 do PAF 1 UFBA/Ondina.


 


Programação do dia 3/8 (sexta) 
 
8h às 20 h-credenciamento
9h às 13h-oficinas e seminários
13h às 15h20min-Apresentações artísticas
16h às 17h 20min- 1ª Conferência- Tema : Desenvolvimento no Nordeste: Democrático, solidário,  socialmente justo e ambientalmente sustentável.
Local: Ginásio Antônio Balbino