Sem categoria

Timor Leste: Fernando de Araújo eleito presidente da Câmara

Fernando de Araújo, líder do Partido Democrata, foi eleito nesta segunda-feira (30) pelo parlamento de Timor-Leste como presidente da Câmara, durante a sessão plenária na qual ocuparam suas cadeiras os deputados escolhidos no pleito de 30 de junho.

Araújo substitui Francisco Guterres, da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin), na Presidência do Parlamento unicameral de 65 cadeiras.



Apesar da escolha ter sido por unanimidade, o Legislativo se encontra dividido sobre quem será o próximo primeiro-ministro, porque nenhum partido conseguiu o número suficiente de deputados para governar sozinho.



O líder timorense José Ramos Horta, disse que em meados desta semana anunciará o agrupamento ou plataforma à qual encarregará de formar Governo.



O Fretilin venceu o pleito com 21 deputados, seguido pelo Conselho Nacional para a Reconstrução do Timor-Leste (CNRT), com 18; a coalizão ASDT-PSD, com 11; o Partido Democrata (PD), com oito; o Partido de União Nacional (PUN), com três, e a aliança KOTA-PPT e o Partido de União Nacional da Resistência Timorense (Undetim), com dois cada.



CNRT, ASDT-PSD e PD, que juntos controlam 37 cadeiras, se uniram após as eleições e propõem como primeiro-ministro Xanana Gusmão.



A constituição estabelece que o partido mais votado fica encarregado da formação de um governo. Como o partido vencedor obteve menos de 50% dos votos, foi necessário realizar um acordo para superar o impasse, com a formação de um governo de coalizão.