Chico Lopes avalia seu mandato em carta aos cearenses

Confira íntegra da carta de Chico Lopes ao eleitores e cidadãos cearenses, analisando o primeiro semestre de atividades como deputado federal. A carta foi apresentada formalmente na II Plenária do Mandato Chico Lopes – Deputado Federal, realizada em 14/07

Caros colegas de luta,



 
É com muito prazer que recebemos a todos para uma avaliação de nossa caminhada, até aqui, na missão de representar o povo do Ceará em Brasília. Como todos lembram bem, não foi nada fácil a campanha para deputado federal. Os desafios eram grandes, mas tivemos confirmada a certeza de contar com a confiança de cada cearense em nossa história de luta. Foram mais de 162 mil votos, aumentando ainda mais nossa responsabilidade em suceder um parlamentar tão representativo quanto nosso Inácio Arruda na Câmara dos Deputados.


 


O novo mandato, agora federal, está sendo exercido numa  nova situação política marcada pela reeleição do Presidente Lula, assim como pela eleição do Governador Cid Gomes e do Senador Inácio Arruda. Surge assim um quadro político muito favorável para o desenvolvimento das lutas populares e para a construção de um projeto de desenvolvimento do Brasil e do Ceará.



 
 
Nesse nosso encontro, mais um que promovemos confirmando o hábito de sempre manter o mandato próximo de sua base, gostaria inicialmente de agradecer a presença de todos e a colaboração que estamos tendo ao longo desses primeiros meses de mandato. Sintam-se todos à vontade para expressar suas sugestões e críticas. Nossa intenção é reforçar o que existe de positivo e corrigir o que precisa ser aperfeiçoado em nossa missão. Para isso, a sua participação é fundamental.



 
Também aproveitamos esse encontro para falar um pouco de nossas conquistas ao longo desse primeiro semestre. Um período em que comprovamos que representar politicamente o povo cearense na Câmara dos Deputados é, mais do que uma honra, um grande desafio. Mas, com a ajuda de nossa assessoria e com a sólida fundamentação política de nosso partido, acreditamos que conseguimos superar os primeiros obstáculos e colocar nosso mandato em evidência, em diferentes momentos e áreas de atuação.



 
Foi assim, por exemplo, quando cobramos do Governo Federal avanços em uma política econômica mais ousada, capaz de favorecer o desenvolvimento e a geração de mais emprego e renda para o trabalhador. Também questionamos as altas tarifas cobradas pelos bancos, formando, na Comissão de Defesa do Consumidor, da qual fazemos parte, um grupo de deputados interessados em estudar esse tema e pressionar por mudanças em favor do cidadão. E tivemos participação efetiva nos debates que levaram à redução de quase 10% da tarifa de energia elétrica no Ceará, entrando na Justiça para buscar um desconto ainda maior.



 
Na área da educação, também atuamos de forma intensa, com algumas vitórias bastante significativas. Da apresentação de emenda elevando a proposta de piso salarial dos professores à aprovação de importantes benefícios, como a inclusão das creches no financiamento do FUNDEB e o aumento dos recursos para o chamado ''crédito universitário'', pelo FIES, estimulando mais trabalhadores a buscarem uma vida melhor pelo caminho da universidade.



 
Em um plano maior, nosso mandato teve ainda forte participação no apoio ao Projeto de Integração do Rio São Francisco – uma obra que beneficiará diretamente 12 milhões de cidadãos nordestinos e que está integrada ao PAC, um importante programa do governo federal, um esforço para impulsionar o desenvolvimento e o crescimento em nosso país e que envolve recursos da ordem de 509,3 bilhões de reais – e à instalação da usina siderúrgica no Ceará, fundamental para dar um novo impulso de desenvolvimento e geração de empregos em nosso Estado.



 
Essas e outras vitórias indicam que estamos no caminho certo. Mas sabemos que há várias outras tarefas a encarar. Desde uma maior ''interiorização'' de nosso mandato, que recebeu votos de quase todos os municípios cearenses, até a preparação para o processo eleitoral do ano que vem, no qual devemos colaborar para que a população se posicione da forma mais livre e consciente, na escolha de seus administradores.



 
Mais uma vez, são grandes os desafios. Por isso queremos contar com você nesse momento de avaliação e projeção do futuro de nossas ações. Queremos, acima de tudo, um mandato em movimento, sempre atento às necessidades do povo e sempre disposto a fazer o máximo para mudar nossa realidade para melhor. Para isso, contamos com a sua ajuda e a sua opinião. Vamos juntos.



 
Muito obrigado,



 
Chico Lopes
Deputado federal – PCdoB-CE