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Caixas-pretas não permitem dizer que avião tentou frear, diz militar

Por meio de um telefonema ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Centro de Prevenções de Acidentes da Aeronáutica (Cenipa), negou que a análise das caixas-pretas do Airbus 320 da TAM tenha indicado que a aeronav

O deputado afirmara que o piloto da TAM não tentara arremeter e sim frear o avião; e que a pista molhada, escorregadia e inacabada do aeroporto de Congonhas, contribuíra para a pior tragédia da aviação brasileira.


 


O próprio Efraim voltou atrás nas informações, admitindo, em entrevista coletiva em Washington, que ele, na verdade, se baseara num levantamento preliminar feito por investigadores da Aeronáutica no Brasil.


 


– Falei com base em informações colhidas no local do acidente. Parece que os pilotos não tiveram condições de arremeter – corrigiu o parlamentar.


 


Segundo Kersul Filho, a análise feita até agora pela National Transportation Safety Board (NTSB) não permite esse tipo de especulação. Segundo os técnicos que trabalham na extração de dados daquele equipamento em Washington, as informações transmitidas para o Brasil pelo deputado Efraim não passam de hipóteses


 


Dados específicos a respeito ainda não foram colhidos no exame das caixas-pretas. Tanto Efraim quanto o seu colega Marco Maia, que fazem parte da CPI do Apagão, sequer tiveram acesso ao prédio da agência federal americana NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes). Marco Maia também não confirmou posteriormentes as informações que divulgara com Efraim.


 


Apenas representantes do Cenipa, da TAM e da Airbus vêm acompanhando o exame das caixas-pretas. Os dois deputados têm uma visita marcada para terça-feira aos laboratórios da NTSB.


 


Em nota divulgada no fim da tarde desta segunda-feira , o Comando da Aeronáutica informa que a análise realizada nos laboratórios do NTSB confirmou que o equipamento enviado no dia 21 trata-se do gravador de voz da cabine (CVR) do Airbus da TAM. Segundo a nota, após as primeiras inspeções técnicas, verificou-se que os dados contidos no gravador poderão ser recuperados, o que possibilitará a análise de todas as comunicações feitas pelos pilotos antes do acidente.


Fonte: O Globo Online