Alunos dos telecentros em Nova Iguaçu recebem certificados

Cerca de 400 pessoas participaram, no dia 23, da cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de cursos de iniciação em informática, promovidos pelos telecentros da cidade. Estiveram presentes o prefeito Lindberg Farias, o secretário de Desenvolv

Quase 170 formandos foram buscar seus certificados. As aulas começaram em março e envolveram 280 alunos, nos telecentros localizados na Universidade Estácio de Sá. Outros 200 estudantes participaram do curso de férias, com duração de dois meses e meio.



O secretário Ricardo Cappelli anuncia que a meta é implantar 100 telecentros públicos, conectados à internet, até o final deste ano: ''Queremos fazer de Nova Iguaçu o maior projeto de inclusão digital do país. Quem não se relaciona hoje com essa ferramenta é vítima de um novo tipo de 'apartheid'. É justamente isso que queremos evitar''.



Para o prefeito Lindberg Farias, o governo municipal deve investir no ser humano, dando condições para que ele possa disputar uma vaga no mercado de trabalho. ''Hoje, se já é difícil arranjar emprego, para aqueles que não conhecem informática fica pior. Para competir a pessoa tem de estar preparada e é isso que fazemos: criamos oportunidades para que todos tenham chance de se preparar. Não tem jeito de uma cidade crescer se não investirmos nas pessoas, dando a elas educação. Estamos espalhando telecentros e depois vamos trabalhar para facilitar o acesso à internet'', conclui o prefeito.



Desde sua implantação, os telecentros já atenderam mais de 9.500 pessoas em toda a cidade, e a demanda só aumenta: apenas em uma das unidades, o cadastro de espera chega a 800 candidatos. A democratização da informática com os telecentros tem como meta beneficiar 16 mil pessoas.