Sem categoria

Lula declara luto e investigará causas do acidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (17), em comunicado lido pelo porta-voz da presidência da República, Marcelo Baumbach, que todas as providências serão tomadas pelo governo federal para apurar as causas do acidente com o Airb

O presidente afirma, no comunicado, que recebeu com ''consternação'' a notícia do acidente e manifestou sua solidariedade aos parentes das vítimas. ''Foi com grande consternação que recebi a notícia do acidente envolvendo um Airbus da TAM no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Quero manifestar minha solidariedade aos parentes das vítimas e assegurar à sociedade brasileira que todas as investigações necessárias serão feitas a fim de esclarecer as causas dessa terrível tragédia'', diz o comunicado do presidente.


 


Segundo o porta-voz, o governo federal não descarta deixar o aeroporto de Congonhas fechado temporariamente até que o acidente esteja totalmente controlado. Baumbach evitou, no entanto, adiantar as providências que serão tomadas pelo governo para reduzir as conseqüências do acidente no tráfego aéreo do país.


 


''O fechamento do aeroporto dependerá das investigações. Essa hipótese não está excluída, não está excluída nenhuma hipótese, as investigações dirão o que deve ser feito nesse caso'', afirmou.


 


Baumbach disse que o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, está em São Paulo e vai manter o presidente informado sobre as investigações do acidente. Segundo o porta-voz, o brigadeiro já convocou o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica) para dar início aos trabalhos de investigação.


 


''No entender do brigadeiro Saito, seria uma precipitação fazer qualquer avaliação ou afirmação taxativa no momento. Qualquer conclusão sobre as causas depende de investigação séria que será realizada pela Aeronáutica'', afirmou Baumbach.


 


Acidente


 


O avião derrapou quando pousava no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), cruzou a avenida e bateu contra um depósito da TAM Express –empresa de transporte de cargas– que fica do lado oposto, na avenida Washington Luís (veja como foi). O choque provocou um incêndio de grandes proporções. Antes de bater, o avião atingiu carros na avenida.


 


O vôo tinha 176 pessoas a bordo, segundo a TAM.


 


O avião, um Airbus A-320, partiu de Porto Alegre com destino a São Paulo às 17h16. A TAM não informou as identidades das pessoas que estavam na aeronave e disse que primeiro informará aos familiares. A TAM ativou seu Programa de Assistência às Vítimas e Familiares e disponibilizou o número 0800 117900.


 


Compromissos


 


O porta-voz confirmou que Lula cancelou todos seus compromissos externos ao Palácio do Planalto nos próximos dias para continuar acompanhando os desdobramentos do acidente –inclusive uma viagem que faria aos Estados do sul do país no final da semana.


 


Baumbach disse que Lula recebeu esta noite telefonema do presidente da Argentina, Nestor Kirchner, que manifestou solidariedade ao Brasil em razão do acidente.


 


''O presidente Kirchner telefonou para manifestar condolências e solidariedade com o povo brasileiro e com as famílias das vítimas'', disse o porta-voz.


 


Segundo o porta-voz, o presidente ainda não conversou por telefone com o governador José Serra (SP) para discutir o acidente com o Airbus da TAM.