Bloco de Esquerda: Líderes programam lançamento no CE

Dirigentes nacionais do PC do B, PSB, PDT, PMN, PRB e PHS estarão em Fortaleza no início de agosto. Eles lançarão o bloco de esquerda no Ceará, que tem como objetivo a regionalização do bloco que já foi lançado nacionalmente pelas siglas. A oficialização

A aliança nacional permitiu aos partidos mais força nas votações do Congresso Nacional e na relação com o governo Lula. As peculiaridades e interesses locais podem atrapalhar o sucesso da aliança no Estado. Um exemplo é a posição do PDT com relação aos governos Cid Gomes (PSB) e Luizianne Lins (PT). Enquanto PSB e PC do B estão inseridos nos projetos governistas, mantendo a parceria com o PT, os pedetistas não seguiram o mesmo caminho. No Legislativo estadual, PT, PSB e PMDB estão unidos em um bloco partidário.


 


O PDT, com dois deputados, está dividido na Assembléia. Enquanto o deputado Heitor Férrer (PDT) tem se posicionado contra as gestões estadual e municipal, o deputado Ferreira Aragão (PDT) tem se mostrado um aliado nas duas administrações. Férrer reconhece os obstáculos para a aliança em nível estadual. “Na prática essa aliança é muito mais dificultosa. Enquanto o PDT está fora dos governos, o PT e PSB são governo. No Ceará é uma área de difícil trânsito, mas isso não impede a discussão dos grandes temas”, frisou.


 


Fonte: Diário do Nordeste