A farmácia natural de seu Sebastião

Seu Sebastião Barbosa da Silva é uma pessoa ímpar que vive entocada nos matos do Sítio Santo Elias, distrito de São Francisco, no alto da Serra da Meruoca. Conhecedor dos mistérios das matas, o patriarca hoje ensina às novas gerações que é preciso re

O líder comunitário e sertanejo desenvolveu dois produtos naturais que ele garante: “têm resolvido um bocado de problema na comunidade”. Um deles é a Pomada Santa, mistura feita a base da folha da terramicina, misturada à casca da aroeira, jatobá, mastruz, três tipos de malva, jurema preta, casca do cajueiro e, por último, cera da carnaúba. “Ói, passe a pomada e entre na roça, num trisca um mosquito. Ela serve pra mordida de formiga, lacraia, marimbondo, ‘pioi’ de cobra. Se tiver com uma dorzinha de ouvido ou garganta, faz a massagem por fora com a pomada que vê o resultado”, ensina.


 


Ele, que passou a vida atravessando serras em lombo de jumentos, levando farinha e feijão para cidades próximas, hoje é mestre nos saberes da vida. “Tudo que nóis aprende vem pela necessidade. Esse remédio é muito simples, mas é uma descoberta iluminada por Deus. Tem que ser bom, pra servir pra comunidade”.


 


Outro produto desenvolvido nos terreiros da serra é o Sabonete de Aroeira. “Começamo fazendo pra inflamação de muié. Hoje, usa home, minino e tudo se dá de bem. Quando tiro uma casquinha na aroeira, faço com todo cuidado pra não machucar a árvore. Peço permissão à natureza, porque sei que ela tá viva”. E continua. “Pode parecer mentira, mas as pranta oice a gente. Até elas gostam de carinho, atenção, que nem nóis. É igualzinho”, diz seu Sebastião.


 


Eucalipto, capim-santo, quebra-pedra, mel da abelha italiana, pílula de mato, gergelim, cravo, alecrim, alfazema, canela em pau, gengibre, erva-doce, sabugueiro, pata-de-vaca, folha de graviola, óleo de pequi, óleo de copaíba, folha de oiticica, casca de ameixa, casca da barriguda, casca do tipi e muitas outras plantas podem ser encontradas nas receitas dos produtos de seu Sebastião.


 


A Casa das Ervas que seu Sebastião Sales toma de conta é um verdadeiro oásis da medicina natural. “A média de preço varia de R$ 0,50 até R$ 60,00. E vende bem, o povo quer saber é de se curar. Mas, pra usar essas coisas daqui, tem que ter fé”, garante o vendedor Sebastião Sales.


 


A Casa das Ervas do município de Sobral fica na Rua Diogo Gomes, 860, Centro, próximo à linha férrea