Saramago questiona identidade ibero-americana

O Prêmio Nobel da Literatura José Saramago colocou em dúvida a existência de uma identidade ibero-americana e protestou contra o esquecimento dos índios, durante um encontro, nesta quarta-feira (11), em Cartagena das Índias.

“Não sei o que é a identidade ibero-americana, ou melhor, ninguém o sabe”, disse o escritor português na conferência de abertura do 1º Encontro Internacional de dirigentes e bolsistas ibero-americanos, convocado pela Fundação Carolina de Espanha.


 


Segundo Saramago, para que haja identidade, tem de haver igualdade entre os componentes de uma comunidade. A seu ver, não é isso que se manifesta entre Espanha, Portugal e os países americanos.


 


“Na suposição de que exista uma identidade ibero-americana, teríamos de chegar à conclusão de que, pelo menos desde 1492, existe uma igualdade entre o que se passa na Península Ibérica e o que se passa neste continente”, disse o escritor luso.


 


Índios


 


Saramago afirmou que a Ibero-América é um conceito aplicado a milhões de pessoas que não têm nada a ver entre si. Citou o caso dos índios, que eram os donos da terra quando os europeus chegaram ao Novo Mundo e hoje estão marginalizados política, social e economicamente.


 


“Se dizemos que somos ibero-americanos, há que se explicar em que consiste isso”, disse o escritor português afirmando que na comunidade ibero-americana “está a faltar o índio”.


 


Quando se fala da identidade e integração ibero-americana isso é feito na ótica dos que escreveram a história da América, afirmou Saramago, ressaltando que a idéia que existe da conquista da América seria outra se os cronistas tivessem sido os índios.