Peru vai recorrer da sentença de extradição de Fujimori

O juiz chileno Orlando Alvarez negou nesta quarta-feira (11) a extradição do ex-presidente peruano Alberto Fujimori para o Peru. O juiz depreciou todas as acusações de corrupção de violação dos direitos humanos que pesavam contra o ex-mandatário durante o

Num veredicto de 122 considerações, Alvarez responde a cada uma das acusações que o Estado peruano fez contra Fujimori. A Justiça do Peru afirmou que vai apelar em curto prazo contra a decisão judicial chilena. Os advogados do Peru no Chile, Alfredo Etcheberry e René García, assim como os procuradores anticorrupção, Carlos Briceño e Omar Chehade, vão recorrer da resolução judicial.



Independente da apelação peruana, a resolução deve ser revisada pela Segunda Sala da Corte Suprema. Até essa revisão, que deverá ocorrer nas próximas semanas, o ex-presidente será mantido em prisão domiciliar em Chicureo, a 25 quilômetros ao norte de Santiago. A sentença proferida pelo juiz contradiz a opinião da promotora suprema Mônica Maldonado, que recomendava a extradição após avaliar a maioria das acusações que o Estado peruano lhe atribui.



Protestos no Japão



Organizações de direitos humanos japonesas protestaram nesta quarta-feira contra a candidatura de Fujimori a senador no Japão. Em comunicado, a Rede Japonesa pelo Julgamento de Fujimori, que integra quatro organizações, incluindo a Anistia Internacional, afirmou que o lugar para onde deve dirigir-se Fujimori não é o parlamento japonês, e sim à Corte judicial peruana.



Segundo a entidade, o governo japonês deve respeitar os trâmites legais em curso no Chile e no Peru, e, caso Fujimori entre no Japão, deve entregá-lo ao governo peruano. As eleições senatoriais no Japão acontecem no dia 29 de julho e Fujimori pode disputá-las por ter nacionalidade japonesa além da peruana. O ex-presidente concorrerá pela legenda minoritária “Novo Partido dos Cidadãos”.



Fonte: Agência Adital