Médicos cubanos já operaram 100 mil pacientes na Bolívia

A embaixada de Cuba na Bolívia informa que médicos cubanos já operaram 100 mil pacientes de doenças da visão em território boliviano, no período de um ano e meio de vigência da chamada Operação Milagre.

Em comunicado à imprensa, a embaixada diz que as intervenções cirúrgicas “têm contribuído para combater as cataratas e outras doenças habituais da população pobre e que, além disso, têm beneficiado não somente a bolivianos, mas também a peruanos, argentinos e brasileiros”. As operações foram desenvolvidas em 12 centros oftalmológicos instalados pelo governo cubano na Bolívia desde o final de 2005, nos quais trabalham 266 médicos, cirurgiões e técnicos da saúde da Ilha.




De acordo com as estatísticas oferecidas, na Bolívia estão atualmente como colaboradores cerca de 1.300 médicos cubanos, que ofereceram desde fevereiro de 2006 mais de cinco milhões de consultas.



Cuba, além disso, doou para a população boliviana 20 hospitais. Em 2007, outros cinco centros médicos também entregues pela Ilha começaram a funcionar na Bolívia. O embaixador de Cuba nesse país, Rafael Dausá, anunciou que, nesta semana, será inaugurado um sexto centro na localidade de Uyuni, no departamento andino de Potosí, cerimônia que contará com a presença do presidente boliviano, Evo Morales.



Fonte: World Data Service