Barbalha ganhará seu primeiro museu

Um dos primeiros prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico (Iphan) do Estado do Ceará, no município de Barbalha, será transformado em Museu Histórico e Centro de Documentação e deverá ser inaugurado no prazo máximo de três me

O Palácio 3 de Outubro, também conhecido como Casa de Câmara e Cadeia, construído no tempo do Império, por dom Pedro II, no ano de 1877, para dar trabalho aos flagelados da seca no mesmo ano, teve sua fachada recentemente inaugurada.


 


No ano de 2004, parte da edificação ruiu em virtude da quadra invernosa na região. Foram necessários mais de três anos para sua recuperação, que se encontra, no momento, incompleta. O interior do prédio será reformado e adequado às instalações de um museu. Segundo o secretário de Cultura do município, Libério Sampaio, a parte de climatização para preservação dos objetos de arte também será minuciosamente planejada por uma equipe.


 


O projeto vem sendo desenvolvido por meio de várias instituições, além da administração municipal, a exemplo da Universidade Regional do Cariri (Urca), por meio do Departamento de História e Fundação Pró-Memória de Barbalha. A meta, conforme o secretário de Cultura, é que em três meses o museu seja inaugurado.


 


O médico e historiador, Napoleão Tavares Neves, destaca a beleza do prédio, imponente no centro de Barbalha, à travessa 3 de Outubro, em sua homenagem. A edificação recebeu uma reforma no início da década de 1930. “Não imaginava que uma edificação tão grandiosa fosse construída com uma estrutura tão frágil”, ressalta.


 


Até o ano de 2004, o local servia como a sede da Secretaria de Cultura da cidade e delegacia de Polícia. Ficou conhecida como Casa de Câmara e Cadeia, por abrigar essas duas repartições públicas, a segunda ficava na parte inferior da casa. Após vários alertas e reportagens feitas sobre às más condições de preservação do prédio histórico, por pouco os presidiários não foram atingidos pelo desabamento. A primeira etapa de reforma do prédio foi iniciada em agosto de 2005. Foram investidos, aproximadamente, R$ 55 mil.


 


Segundo a professora Sandra Nancy, a Prefeitura de Barbalha criou uma comissão de professores para elaborar o projeto de criação do Museu Histórico da cidade e integrantes da própria administração. “Esse grupo fará aquisição de material histórico. No momento estamos em fase de elaboração”, diz. Museólogos de outros Estados do Brasil serão consultados e virão à cidade prestar capacitação à equipe de trabalho. Não há data prevista, segundo a ela, para implantação e inauguração do museu.


 


Todos os aspectos que envolvem a memória histórica da cidade ainda se encontram em discussão pela equipe de trabalho. Como está sendo implantado no município um curso de Artes Visuais e Teatro, pela Urca, há a possibilidade de ser inserida na parte superior do prédio um espaço de exposições, mas nada ainda foi definido a esse respeito. Então, neste caso, a parte térrea abrigaria o museu.


 


Mais informações:


 


Secretaria de Cultura de Barbalha
Casarão Hotel
Rua da Matriz, 25 – Centro
(88) 3532.1708
www.barbalha.ce.gov.br


 


Fonte: DN