Pan: comunicação ficará a cargo de jovens carentes

Levar os Jogos Pan-Americanos até as comunidades do Rio de Janeiro a partir de uma visão de quem, muitas vezes, é excluído do direito ao esporte e lazer. É essa a proposta do Projeto Cobertura Jovem do Pan, que ocorrerá durante o mês de julho e envolverá

O projeto, concebido e desenvolvido com base na educomunicação, é fruto da parceria entre o Projeto/Revista Viração, Observatório de Favelas, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Justiça e Ministério dos Esportes, e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (NCE-ECA-USP), da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e da Radiobras.



Os jovens fazem parte do projeto Guia Cívico e foram selecionados pela  Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Receberão capacitação de texto e produção jornalística, fotojornalismo, rádioweb e vídeoweb. Elas e eles farão a cobertura a partir de sua ótica, de sua visão de mundo, o que resultará em uma cobertura diferenciada e única, além de despertar o olhar crítico dos mesmos para a comunicação.



“Esse projeto é importante para não só ajudar as e os jovens a se apropriarem das ferramentas de comunicação, para em um segundo momento trabalharem em suas comunidades, como também para contarem as histórias dos Jogos Pan-Americanos a partir de seus anseios e suas experiências de vida. O mais interessante é o legado que ficará para as comunidades, um legado de comunicação popular e social”, destaca Paulo Pereira Lima, direto do Projeto/Revista Viração.



A capacitação ocorrerá de forma continua, isto é, as (os) jovens receberão uma orientação inicial e o acompanhamento dos profissionais da equipe durante todo o processo, para que aprendam praticando. Os grupos também receberão capacitações unificadas para despertar o olhar crítico mais abrangente sobre o que estão produzindo.



Notícias, fotos, rádioweb e vídeoweb serão publicado no site da Agência ViraJovem de Notícias (www.revistaviracao.org.br/agencia), e poderão ser reproduzido por outros veículos de comunicação na base do princípio de copyleft. A assessoria do projeto enviará um boletim diário com a produção das e dos jovens para os sites parceiros e rádios comunitárias de todo o Brasil.