Comunidades pobres no entorno das áreas do Pan terão apoio

Comunidades de baixa renda localizadas no entorno das áreas dos Jogos Pan-Americanos terão 30 espaços urbanos revitalizados. Os projetos foram elaborados por 100 líderes comunitários durante um curso de capacitação em gestão de espaços urbanos, promovido

Durante o curso, foram elaborados 70 projetos de revitalização, mas apenas 30 foram selecionados e serão executados. O projeto mais votado será implementado na comunidade de Alagados, em Sepetiba, na zona oeste da capital. Na zona norte, estão outras, como, por exemplo, as comunidade de Jacaré, Inhaúma, Morro do Juramento, Morro do Boréu e Complexo da Maré.



As obras, previstas para começarem em agosto, serão executadas pela Prefeitura do Rio com recursos da Senasp repassados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD). Entre os espaços a serem transformados, com investimentos de R$ 1,5 milhão, estão áreas de interesse social que se tornaram pontos de criminalidade.



Durante a formatura do curso, realizada hoje (10), no Rio de Janeiro, o secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Correa, afirmou que a estratégia da secretaria de aproveitar os Jogos Pan-Americanos como elemento de mobilização, foi para aplicar o conceito de segurança cidadã, que é a base do Plano Nacional de Segurança Pública com Cidadania apresentado ontem (9) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.



“Nós queremos aproximar os cidadãos do Estado, construir as políticas públicas com eles, para que haja uma inclusão social com foco na segurança pública. Que eles [cidadãos] não sejam meros recebedores de ações sociais, mas que essas ações tenham um impacto comportamental nas comunidades, pois se nós temos um ambiente de paz a segurança prospera”, afirmou Correa.