Comitê deve mudar história do AVC no Ceará

Os casos de AVC, a doença que mais mata no Ceará, lotam as emergências e UTIs dos hospitais. No Ceará, essa história deve mudar. Um novo capítulo começou a ser criado hoje com a implantação do Comitê Estadual  de Atenção à Doença Cerebrovascular.

É o primeiro comitê no Brasil, assegura o presidente da Sociedade Brasileira de Neurologia, Haroldo Barcelar. Ele disse que ¨o comitê é um marco para a história da saúde pública do Brasil, que outros Estados, incluindo o dele (Bahia) deveriam replicar a iniciativa de salvar vidas e melhorar a vida de milhares de pessoas que ficam incapacitados por causa das sequelas da doença¨.


 


Já na solenidade de implantação do comitê, na Escola de Saúde Pública do Estado,  o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias,  anunciou medidas práticas. A primeira é que o AVC passa a ser de notificação obrigatória, permitindo assim que os números e perfil da doença no Ceará sejam o mais próximo da realidade. A segunda medida é a realização de uma capacitação com profissionais de diferentes áereas para o diagnóstico precoce dos pacientes com AVC.   


 


Para o presidente do Comitê Estadual de Atenção à Doença Cerebrovascular, João José de Carvalho, os dois desafios são: prevenção primária e atendimento pré-hospitalar. No atendimento pré-hospitalar, estão incluídos o tratamento agudo, o tratamento sub-agudo e a reabilitação. O vice-governandor, Francisco Pinheiro, encerrou a solenidade, afirmando que ¨a criação do comitê demonstra que estamos antenados com as necessidades da saúde da população, que está envelhecendo¨.  O risco de AVC aumenta com a idade.


 



Saiba mais sobre o AVC



 
João José de Carvalho observa que apesar da sigla AVC significar Acidente Vascular Cerebral não é um acidente. Ele alerta que o AVC acontece após muitos anos de convivência e descuido com os chamados fatores de risco. O controle desses fatores, informa, pode reduzir em até 80% o perigo de um AVC. Em relação aos sintomas, atenção: na maioria das vezes aparecem repentinamente, de forma súbita, e geralmente acometem só um lado do corpo.


 


 


Fonte: SESA/Ce