Veja a defesa da chapa que elegeu Lúcia presidente da UNE

A plenária final do Congresso da UNE neste domingo (8) contou com a defesa de 10 chapas. Cada chapa teve 10 minutos para usar da palavra e falar aos 8 mil estudantes suas propostas. O objetivo é apresentar os motivos que levam a chapa ser a melhor opção p

O nome da aliança entre os diversos movimentos do congresso foi uma homenagem ao dia 1º de fevereiro deste ano, onde uma passeata realizada em meio a 5º Bienal de Arte, Cultura e Ciência da UNE ocupou o terreno da Praia do Flamengo, 132, onde ficava um estacionamento ilegal e antes, até 1.964, a sede nacional da UNE. O dia da retomada do terreno da UNE pelos estudantes na Praia do Flamengo ficou marcado no dia 1º de fevereiro.  


 


Falaram em defesa da chapa estudantes de correntes do PT, Kizomba e Mudança, da UJS (PCdoB), do MR8 (PMDB), da JS (PDT) e do JSB (PSB). A gravação e transcrição foi realizada por Carla Santos. Apenas a intervenção do movimento “Mutirão” (MR8/PMDB) não foi possível transcrever devido a problemas acústicos.


 


Veja abaixo íntegra das intervenções.  


 


Articulação Mudança (PT)


 


Boa tarde todos e todas as militantes de luta do 50º Congresso da UNE. Esse é o congresso que marca a unidade do movimento estudantil em torno de um projeto de radicalização da democracia nas universidades e no movimento. Essa chapa é a que constitui a maioria dos petistas deste congresso, a maioria dos socialistas, a maioria dos comunistas, em torno de uma universidade soberana, democrática e para o povo. O movimento 1º de fevereiro vem aqui se apresentar como a chapa que vai realizar grandes mobilizações e passar para a história da União Nacional dos Estudantes.


 


JSB (PSB)


 


Boa tarde, companheiros e companheiras, eu gostaria de saudar não somente a juventude socialista brasileira, mas todas as chapas que compõem a chapa 1º de fevereiro e gostaria de lembrar que essa unidade foi construída no dia-a-dia, na base do movimento real, nas discussões e na disputa pela reforma universitária. Porque a reforma importa para o Brasil se nós queremos democratizar a universidade. Gostaria de lembrar aos companheiros democratas que se nós dormimos mal e muitas vezes também nos alimentamos mal é porque nós não somos movidos a dinheiro, nós somos pela paixão, e é isso que vai garantir o êxito e a vitória desta chapa.


 


Kizomba (PT)


 


Companheiros, a Kizomba acredita que essa é a chapa da nova cultura no movimento estudantil, porque é essa a chapa que vai democratizar a UNE, que vai fazer a maior jornada de lutas em agosto para derrotar o neoliberalismo. É essa chapa que vai fazer a maior campanha em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e vai fazer com que cada dia seja um 1º de fevereiro, que cada dia seja um dia de luta e de conquistas para os estudantes brasileiros.


 


Movimente-se


 


Delegados e delegados do 50º Conune, a tese Movimente-se defende essa chapa 11 porque é aquela que vai defender o meio ambiente, que vai construir uma jornada histórica dos estudantes, a defesa da Amazônia!


 


JS (PDT)


 


Delegados presentes ao 50º Congresso da União Nacional dos Estudantes, o movimento Reinventar junto com a Juventude Socialista do PDT está aqui para dar a sua contribuição em um ponto que evolui ao máximo o movimento estudantil. Esse novo modelo que a UNE adota nesse congresso faz dela uma entidade forte e consiste pela unidade do movimento. Quero dizer que estamos aqui para construir uma unidade. Eu tenho certeza que o nosso movimento será vitorioso, já que esse processo foi mais democrático que os outros. 


 


UJS (PCdoB)


 


Gustavo Petta – Eu só vim aqui para ter a honra de chamar ela eu vai ser a 4º mulher a presidir a UNE em 70 anos, ela que tem a responsabilidade de construir as maiores mobilizações para o próximo período, Lúcia Stump. 


 


Lúcia Stumpf – Eu queria fazer uma saudação especial a todos os participantes do movimento Bloco na Rua, que foi o movimento que percorreu todo Brasil para construir o congresso da UNE. Fazer uma saudação a tese Mutirão, Mudança, Kizomba, Reinventar, Movimente-se, JSB e a todos os outras participantes presentes. Porque aqui é o nosso espaço de disputa, aqui é o nosso espaço de divergência, mas lá fora só a unidade vai garantir que a União Nacional dos Estudantes consiga construir as transformações que o Brasil e a nossa educação precisam.


 


A UNE dos próximos dois anos vai ser a UNE do Honestino Guimarães, do Luís Travassos, do Aldo Arantes. A UNE dos próximos dois anos vai ser a UNE que vai transformar todos os sonhos da geração passada em realidade. Vai ser a UNE dos artistas no Cuca, dos rondonistas, dos trabalhadores, do MST, de todos os estudantes de escolas pagas que sofrem todos os dias com a repressão dos tubarões de ensino.  A UNE dos próximos dois anos vai ser a UNE das ocupações nas universidades públicas, a UNE da luta das mulheres.


 


Nesta próxima gestão a gente vai tem que reconstruir a casa de todos os estudantes brasileiros na Praia do Flamengo, 132. Todos os jovens lutadores precisam saber que o prédio do Flamengo também é a sua casa. A nova velha UNE vai honrar os seus 70 anos de história olhando para o passado para construir seu novo futuro. Nós vamos ousar, nós vamos radicalizar, porque a gente sabe que só com muita luta a gente vai conseguir mudar o Brasil e a educação.


 


Por isso, desde já eu quero convocar uma grande manifestação no mês de agosto. Todos os estudantes devem sair deste congresso para convocar uma jornada de lutas em defesa do Brasil e da educação no mês de agosto, porque só assim, com muita luta, com muita passeata a gente vai conquistar todas as conquistas que a gente precisa.


 


Por Carla Santos,


de Brasília