Perpétua: exploração de petróleo não pode ser feita sem aprofundar debates

Atendendo a requerimento conjunto das deputadas comunistas Perpétua Almeida (PcdoB-Ac) e Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM), ANP apresentará plano de pesquisa petrlífera aos deputados de toda a Amazônia

O Plano Plurianual para estudos Geológicos e Geofísicos da Agência Nacional de Petróleo (ANP), aprovado há cerca de 15 dias, foi apresentado na comissão da Amazônia, da câmara dos deputados, no dia 05/07, em atendimento ao requerimento conjunto das deputadas Perpétua Almeida e Vanessa Grazziotin, ambas do PcdoB.


O plano prevê investimento total de R$ 609 milhões na Amazônia, e contempla as bacias acreanas como fonte de pesquisas que deverão ser executadas até 2012.


A pedido de Perpétua Almeida do PcdoB acreano, o presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, aceitou fazer uma explanação do programa aos parlamentares, entidades representativas da sociedade, e população em geral, inclusive índios e comundades possívelmente afetadas pelas pesquisas, em cada estado da Amazônia.


“No caso do Acre, é muito importante que todos os detalhes fiquem muito bem esclarecidos”, justificou a deputada Perpétua Almeida.


De acordo com Haroldo Lima. há grandes evidências de petróleo na Região.


O Problema é a manutenção à preservação dos espaços e culturas dos povos indígenas e demais populações tradicionais da Amazônia. Segundo ele, é preciso encontrar um meio de talvez, poder explorar petróleo de forma responsável.