Show, filme, debate e palestra na Semana do Rock

Rio Branco vai sediar seis dias de intensa atividade cultural em comemoração à data








 




 



Andréa Zílio


O cenário da música rock no Acre ganhou destaque com o movimento de artistas fortalecido na década de 80, desde então, bons frutos estão sendo colhidos com um trabalho permanente feito pelos veteranos e novatos da música. Esse ano, Rio Branco, que é o berço maior desse processo, ganha uma programação variada em comemoração ao dia mundial do rock, dia 13, com uma semana de atividades que acontece de 10 a 15, incluindo show, palestras, debates, exibição de filmes.


Ontem, foi anunciada pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), a programação completa da Semana do Rock, que está sendo organizada em parceria com a Secretaria Executiva de Turismo (Setur) a prefeitura de Rio Branco por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), o gabinete do vereador Marcio Batista, com apoio da Associação dos Músicos e Produtores do Acre (Amupac) e do projeto Sempre Um Papo.


O evento acontece em vários espaços de Rio Branco, e começa com o Tributo aos Dinossauros, às 20 horas, no Atlético Clube Juventus, lugar de vários shows de rock na década de 80. A banda Silver Cry saúda Helloy de Castro, Fire Angel Pia Villa e a banda Dream Healer o grupo Capu.


O presidente da FEM, Daniel Zen, ressalta que a junção de órgãos e instituições para reforçar o evento representa a valorização dessa projeção que o rock acreano tem conquistado no Estado e no Brasil, o que considera conseqüência de um movimento das bandas independentes que vem sendo feito há bastante tempo.


O presidente da FGB, Marcos Vinicius, reforça que essa projeção da música acreana é resultado do processo de formação do Acre, em especial de Rio Branco, em que o rock ganhou ênfase na década de 80 com movimento liderado pelos próprios artistas. O vereador Marcio Batista diz que um dos bons resultados também pode ser visto com a apresentação da banda Nicles, em Palmas, esse mês. É o rock acreano em outros palcos.


O secretario de Turismo, Cassiano Marques, conta que no encerramento da Semana da Rock, com o show no dia 15, da banda acreana Los Porongas e o ex-Legião Urbana, Dado Villa-Lobos, mais Camundogs e Nicles, é também comemoração de encerramento do campeonato de motocross Latino-americano e do congresso Internacional de Manejo Florestal. “A importância de grandes eventos no Estado é porque eles atraem turistas. Estamos trabalhando juntos para que o Acre se coloque para o Brasil com condições de potencializar eventos, alguns que se tornam até internacionais, como é o caso do Festival Varadouro. A intenção do trabalho integrado é de gerar essa agenda permanente”, diz.


No lançamento da programação, outra surpresa, a banda Los Porongas represetará o rock acreano em um palco na praia de Copacabana, durante os jogos Pan-americanos. Mas segundo Diogo Soares, vocalista do grupo, a ansiedade está voltada para o show em Rio Branco, que ele considera ser um importante marco na história do grupo.


Música, cinema e literatura – As duas artes, música e cinema se unem na programação com a exibição no projeto Circuito Documentário de “Botinada – A Origem do Punk no Brasil”, de Gastão Moreira. O filme será exibido no dia 11, às 19h, no Theatro Melo.


Com o projeto Sempre um Papo, a Semana do Rock também apresenta o jornalista, escritor e produtor musical Alex Antunes, no dia 12, no mesmo horário e local. Antunes irá lançar “A Estratégia de Lilith” (ed. Conrad), livro que está sendo filmado este ano, com roteiro de Hilton Lacerda.


Toda a programação da Semana do Rock pode ser conferida no site do governo www.ac.gov.br.