Mercosul fortalece nações sul-americanas, diz Inácio

O senador Inácio Arruda ressaltou em Plenário a importância do Mercado Comum do Sul (Mercosul) para os países sul-americanos. Ele comentou a visita, realizada nesta quinta-feira (05/07), do embaixador da Venezuela no Brasil, Julio Garcia Montoya, ao pr

O Senador Inácio Arruda participou do encontro com o embaixador venezuelano e destacou a necessidade de se estabelecer um diálogo maior entre os Parlamentos do Brasil e da Venezuela, além de buscar o entendimento de que a questão do Mercosul e seu fortalecimento é muito mais significativo do que uma retórica circunstancial.


 


Segundo o Senador, o Mercosul é a experiência mais avançada e com as melhores condições de atender ao objetivo de fortalecer as nações da América do Sul. “As nossas economias têm crescido assim como as nossas relações comerciais têm crescido intensamente. Portanto, as relações políticas e as sociais têm de caminhar no mesmo passo. Não pode haver um descompasso largo entre essas questões”, explicou. “O objetivo maior do nosso País, como economia mais forte, é no sentido de ser agregador. Isso é fazer política de Estado, isso é política de Nação, de País que compreende a importância da União das Nações sul-americanas”, afirmou Inácio. 


 


Inácio relatou que os parlamentares brasileiros receberam um convite do embaixador da Venezuela para visitar Caracas e que, ao mesmo tempo, convidaram os venezuelanos para que visitassem o Brasil. O Senador destacou também a integração energética como um ponto importante a destacar na parceria entre países sul-americanos. “Há uma proposta em curso da integração energética entre essas Nações e isso tem um peso e um valor sem igual no mundo de hoje. Energia é tudo para nós, para os brasileiros, para os venezuelanos e para os argentinos e uruguaios, chilenos e bolivianos. Sem energia o nosso crescimento, o Programa de Aceleração do Crescimento não tem para onde ir”, argumentou.


 


Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda