Aeroportuários esperam oferta do governo e podem cancelar greve

Os funcionários civis do aeroporto de Cumbica devem definir na terça-feira em assembléia se a paralisação marcada para o dia seguinte realmente acontecerá ou se a greve nacional proposta pelo Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) será cancelada por

Os trabalhadores, que cobram uma reposição de perdas salariais de quase 34 por cento e reajuste de 8 por cento, entre outras demandas, dizem ter recebido uma contraproposta negociada na quinta-feira, com reajuste de 6 por cento e aumento de 50 por cento na contribuição para o seguro-saúde.


 


“A proposta está menos longe do que queremos. Mas uma decisão sobre se vamos parar só deve sair na terça-feira por causa do feriado de segunda-feira em São Paulo”, disse Francisco Lemos, diretor do Sina. Ele acrescentou que está mantido o ato previsto para o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, no dia 9, às vésperas dos Jogos Pan-Americanos.


 


A greve prevista para a próxima quarta-feira pararia a partir da meia-noite 70 por cento dos funcionários civis do maior aeroporto da América Latina, em Guarulhos.


 


Segundo Lemos, membro do sindicato vinculado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), a decisão dos trabalhadores vai depender de um pronunciamento do Ministério do Planejamento em favor da contraproposta, que segundo ele é referendada pela Infraero, a empresa que administra os aeroportos brasileiros.


 


A assessoria de imprensa da Infraero afirmou que a negociação ainda está aberta e que uma solução definitiva deve ser tomada até o fim do dia para evitar a greve dos aeroportuários na semana que vem.


 


O transporte aéreo do país vive uma crise há mais de nove meses, com vários atrasos e cancelamentos em todo o país. A categoria dos aeroportuários inclui funcionários de pista, de limpeza e controladores de vôo civis, responsáveis pela aproximação e partida dos aviões nos aeroportos.


 


O controle dos vôos de cruzeiro é dos militares, que não participam dessa prometida paralisação.



Fonte: Reuters