Perpétua pede e Lula concede: novo prazo de regularização de armas

Após o pedido da deputada Perpétua Almeida do Pcdob do Acre, governo enviou nova  Medida Provisória prorrogando o prazo para a regularização das armas.

Apesar de todo o empenho para garantir a posse e o uso de armas de fogo para seringueiros, ribeirinhos e caçadores subsistência, cerca de 2 milhões deles em toda a Amazônia perderam o prazo que expirou em novembro do ano passado.


Em consequência disso não podem comprar munição. Centenas de ribeirinhos viajaram durante dias para tentar chegar a cidades onde pudessem regularizar seus portes de arma, depois do prazo ter expirado.


O que levou a deputada Perpétua Almeida do PcdoB, a fazer nova gestão junto ao ministro da Justiça, Tarso Genro.


Após o pedido, o congresso recebeu a Medida Provisória (MP) 379, que altera o prazo para a regularização, que pode ser feito até 31 de dezembro deste ano.


A deputada que também garantiu através de emenda a isenção no pagamento das taxas, para seringueiros, ribeirinhos e caçadores de subsistência, atendeu aos apelos de várias entidades representativas das comunidades rurais do Acre.


Perpétua fez um pronunciamento na câmara dos deputados ressaltando o alcance social da MP.


” Paralelo a isso, devemos iniciar imediatamente um grande mutirão nacional para alcançar todas as armas ilegais. Quanto mais armas regularizadas tivermos, maior o controle do Estado e mais crimes serão desvendados”, salientou a deputada.