Pesquisa vai mapear dança contemporânea

Você já parou para pensar como está a dança contemporânea no Ceará? Quais os municípios ou regiões onde esta arte está representada? Quem e quantos são os artistas que fazem esta dança? Se a resposta é negativa, não precisa se preocupar, pois este trabalh

O objetivo é realizar um mapeamento da dança contemporânea no Estado. “Desde a realização da 1ª Bienal de Dança, em 1993, tudo o que era diferente do balé clássico começou a se organizar. Foram realizados encontros, oficinas, cursos para debater o assunto”, disse a jornalista e bailarina.


 


De acordo com Thaís, no primeiro momento de sua pesquisa, ela procurou os grupos na Capital. Porém, o próximo passo será tentar encontrá-los nas cidades do Interior. “Já existem lugares onde tenho a certeza de que há grupos de dança contemporânea, como Itapipoca, com o trabalho realizado pelo grupo Balé Baião ou, ainda, em Paracuru, com a Escola de Dança de Paracuru. Estou iniciando a pesquisa no Interior”.


 


Ela contou que ainda não obteve nenhuma informação sobre grupos na região do Sertão Central. Outras notícias chegam sobre a dança em Tabuleiro do Norte, Beberibe, Juazeiro do Norte e Guaramiranga.


 


Ela também destaca que está querendo saber qual a realidade dos artistas, se eles “são professores, coreógrafos, bailarinos. Se existem e quais são as agendas dos grupos, programação nos municípios”.


 


O projeto deve ser concluído até o fim do ano. Depois disso, a idéia é que as associações que trabalham com a dança contemporânea fiquem sabendo quais, quantos e onde estão os grupos que trabalham com esta vertente da arte.


 


Thaís ressalta ainda que, aquelas pessoas que se identificarem com o seu projeto e quiserem estar nele ou colaborar com o trabalho, podem procurá-la. “Estou em busca dessas pessoas”, salientou.


 


Mais informações: Jornalista e bailarina Thaís Gonçalves. (85) 3224-5087. (85) 8844-2254. e-mail: [email protected]


 


 


Fonte: DN